COMPORTAMENTO CONSUMIDOR

714 palavras 3 páginas
ETAPA 4

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Estratégia de produto (bens e/ou serviços);
Os produtos que a loja comercializa são estímulos para seus clientes, estamos falando de :
Variedade do mix oferecido pela loja;
Numero de produtos nas gôndolas;
Adequação do sortimento de produtos as necessidades do cliente que frequenta a loja;
Isto sugere ao consumidor que a loja sempre tem tudo o que ele precisa. Por exemplo se o publico alvo da loja pertence a classe A, o mix deve conter produtos com alta qualidade e marcas Premium.

Estratégia de preços;
Os preços são estímulos bastante eficazes ao comportamento do consumidor. Neste caso é importante:
Ter uma estratégia de diminuição de preços;
Oferta de vantagens especiais;
Prazos no pagamento;
Aceitação de cartão de crédito;
Promoção de vendas;
A imagem de bom preço e a sensação de estar fazendo uma compra vantajosa acaba estabelecendo uma relação de confiança entre a loja e o cliente.
É de suma importância a formação de preços de modo que fiquem competitivos no mercado deixando o consumidor confortável, principalmente nas ocasiões em que ele não tem referência de valor a respeito de um determinado produto.

Estratégia de promoção;

As promoções são excelentes estímulos aos clientes. Elas incentivam as visitas e, geralmente, o publico compra uma quantidade maior durante o período especifico.
Importante, o anuncio de ofertas, a elaboração de estratégias periódicas para determinados produtos e a percepção de o quanto tais ações refletem na loja.

Estratégia de praça;

A exposição dos produtos no ponto de venda também faz a diferença. Pode ser usada para chamar a atenção do consumidor, provocar compras por impulso e até induzi-lo a trocar a marca de sua preferência por outra. Exemplos:
1. Uma cliente não planejou a compra de uma revista, mas, quando viu o produto em exposição perto do caixa, decidiu que queria uma. Pegou e começou a folhear enquanto esperava sua vez de ser atendida.
2. Um balcão

Relacionados