Componentes de um Plano de Ação

Páginas: 28 (6805 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014
FACULDADES INTEGRADAS AVM
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
ANTONIO JOSÉ MENDES GUEDES









MARKETING EM ARQUIVO: UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA AS INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS













SALVADOR - BA

JUNHO – 2014
MARKETING EM ARQUIVO: UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA AS INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS

GUEDES, Antonio José M.¹
ajmg@ufba.br
CASTRO,Rogério Gonçalves de²

RESUMO

O artigo é construído a partir do referencial teórico a partir do conceito de arquivo e marketing baseado nos estudos de importantes teóricos da área. Aproveita também para ampliar o conhecimento do uso do marketing e como a sua aplicação em um setor de arquivo pode gerar maior visibilidade e notoriedade dentro de uma instituição. Expõe também a importância de umplanejamento para que se alcancem todos os resultados pretendidos e apresenta por fim as considerações finais.

Palavras-chave: Arquivo. Marketing. Planejamento.




ABSTRACT
The article is built from the theoretical reference based on the concept of file and marketing based on studies of important theoretical area. Also took the opportunity to expand knowledge of the use of marketing and itsapplication in a sector file can generate greater visibility and awareness within an institution. It also outlines the importance of planning to achieve all the desired results and finally presents the final considerations.
Keywords: File. Marketing. Planning.


1. Pós-graduando em Gestão de Documentos e Informações (Faculdades Integradas AVM). Graduado em Gestão Pública (UniversidadeMetodista).
2. Docente orientador – Faculdade s Integradas AVM
INTRODUÇÃO


Diante da globalização e dos avanços tecnológicos as instituições estão enfrentando novos obstáculos em diversos setores de produção e serviços. Quando o assunto é documentação a situação é agravada devido ao acúmulo da massa documental existente.
O arquivo central ou geral das instituições públicas normalmente éconhecido como deposito de papel velho, e ainda assim, muitos setores desconhecem a existência de um setor responsável por toda a documentação institucional, deixando os documentos se acumularam em seus respectivos setores.
A Coordenação de Arquivo e Documentação (Cad) é o antigo Núcleo de Gerenciamento de Documentação e Arquivo (Nugerdoc), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e é comumenteconhecido como Arquivo Geral da Ufba. A Cad é um órgão subordinado a Pró-reitoria de Administração (Proad) da Ufba e tem como uma das atribuições elaborar programas de publicações e divulgação do seu acervo arquivístico.
Desta forma o problema se expressa por meio da seguinte questão: É possível traçar estratégias de marketing dentro de um setor de um órgão público buscando a notoriedade e visibilidadeperante aos outros setores públicos deste mesmo órgão?
O tema é sobre o marketing em arquivo, tendo como exemplo a Cad. O objetivo geral foi suscitar notoriedade e visibilidade da Coordenação de Arquivo e Documentação da Universidade Federal da Bahia. Para alcançar o objetivo geral foi preciso traçar os específicos como o estudo e discussão das ferramentas de marketing a serem adotadas; discutiro uso da informação para fins administrativos e culturais; discussão sobre a organização dos documentos de arquivo; promoção de ações culturais e campanhas educativas; a participação dos eventos na área, dentre outros. Portanto, é preciso saber como usar o marketing para divulgar os serviços e também modificar a imagem que a instituição como um todo possa ter do arquivo, já que muitas vezes é malvista por falta de conhecimento ou por carência da publicação dos serviços prestados.
O arquivo é um setor que serve para guardar e organizar documentos e fornecer informações, dentre outras atividades mais, entretanto, nem sempre as informações são disponibilizadas com exatidão no momento preciso. Por isso a justificativa é pautada no desconhecimento por parte de algumas unidades sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPONENTES DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
  • Plano De Componente Curricular
  • Componentes do plano de marketing
  • Plano de Ação
  • Plano da ação
  • plano de ação
  • Plano de ação
  • Plano de ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!