Complicações gestação

Páginas: 18 (4496 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
INTRODUÇÃO

No decorrer da gestação a célula resultante da fecundação de um óvulo desenvolveu-se na estrutura complexa de um feto, pronto para iniciar sua vida como um ser independente.
A gestação é um fenômeno fisiológico e seu desenvolvimento se dá, na maioria dos episódios, sem apresentar anormalidades. Embora exista uma parcela de gestantes que por apresentarem características especificasou por sofrerem algum agravo apresenta maiores expectativas de evolução desfavorável, tanto para o feto quanto para a mãe. Essa parcela compõe o grupo chamado de “gestantes de alto risco”.
Por gestação de alto risco entende-se como sendo aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto tem maiores chances de ser atingida por complicações que a média das gestações. (Manual Técnico - Gestaçãode Alto Risco- Saúde da Mulher- SPS/MS-2000)
Apresentaremos algumas complicações que podem ocorrer durante a gestação como: Isoimunização materno fetal, Diabetes gestacional, Gestação múltipla e a Assistência, avaliação e conduta nas urgências e emergências obstétricas.

DOENÇA ISOIMUNE

A doença isoimune é fundamentalmente um distúrbio do feto e neonato, ocasionado pela sensibilizaçãomaterna aos antígenos dos glóbulos vermelhos fetais e pela transferência posterior dos anticorpos originados para o feto. Isso acontece quando o feto possui um antígeno dos glóbulos vermelhos, transmitido pelo pai, que falta na mãe.
Ainda que o sistema circulatório fetal esteja totalmente isolado do da mãe e o sangue materno e fetal não se misturem, é provável que alguns glóbulos vermelhos fetaisatravessem a placenta e alcancem a circulação materna. Quando essas células são incompatíveis com o sangue materno, a mãe produzirá anticorpos contra elas. Esses anticorpos podem atravessar a placenta, cair na circulação fetal e destruir os glóbulos vermelhos fetais, algumas vezes de maneira intensa.
A forma mais grave da doença resulta de uma incompatibilidade do fator Rh, porém pode ocorrertambém entre os grupos sanguineos ABO da mãe e do feto, isso ocorre quando a mãe é do tipo O e o feto tipo A, B ou AB. O sangue tipo O, contém anticorpos anti-A e anti-B. Essa é a causa mais comum da doença hemolítica, mas é em geral mais suave.

Doença isoimune devido à incompatibilidade de Rh

Ocorre quando os antígenos Rh entram na circulação e atravessam a placenta em direção a circulaçãofetal, se a mãe for Rh-negativo, produzirá anticorpos anti-Rh. Esses anticorpos maternos são transferidos para o feto, se ele for Rh-positivo, os anticorpos se ligam aos eritrócitos e provocam hemólise.
O processo de hemólise pode iniciar precocemente na gestação e ser tão intenso que provoque morte intra-uterina por anemia profunda. Pode começar mas tarde e ser bastante suave para permitir onascimento de um neonato aparentemente normal na qual a hemólise prossegue em grau variável, algumas vezes apenas de modo suave.

Diagnóstico e conduta pré-natal

A detecção e o tratamento da isoimunização Rh iniciam no inicio da gestação, por ocasião da primeira consulta pré-natal. Os grupos sanguíneos ABO e Rh devem ser marcados e realizada uma pesquisa dos anticorpos. Se a mãe é Rh-negativo e apesquisa de anticorpos é negativa, nova titulagem é feita nas 24ª, 28ª e 34ª semanas de gestação para detectar qualquer sensibilização que se desenvolva durante a gestação.
Se a gestante é Rh-negativo e são descobertos anticorpos no teste de antiglobulina indireta (Coombs), a titulação é feita para determinar o seu grau.
A maior ameaça à vida do feto e do neonato na doença hemolítica é aanemia. Preparativos devem ser feitos para uma transfusão imediata na sala do parto quando se prevê o nascimento de uma criança gravemente afetada. No período pós-natal, a hemólise continua durante um período de tempo variável, e se não for tratada, pode levar ao kernicterius, deposição de bilirrubina no tecido cerebral. Essa condição irreversível pode causar grande retardo mental.

Prevenção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • complicações na gestação
  • Prova complicações a gestação
  • COMPLICAÇÕES NA GESTAÇÃO, PARTO, PÓS PARTO
  • Complicações pulmonares e na gestação
  • gestação
  • Gestaçao
  • Gestação
  • Gestação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!