COMPLEXO DE ZE CARIOCA Notas sobre uma identidade mesti a e malandra

9383 palavras 38 páginas
Disciplina
Ciências Humanas II
Professora
Thauana Gomes

Semestre
6.2
Data 2014

COMPLEXO DE ZE CARIOCA Notas sobre uma identidade mestiça e malandra (*)
Fonte: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_29/rbcs29_03

Lilia Katri Moritz Schwarcz

Entre uma história da cultura e uma antropologia cultural
Muito se tem falado sobre as relações de fronteira que se estabelecem entre disciplinas como a história e a antropologia. Entre o namoro com a diacronia por um lado e o apego à cultura por outro, a história se faz mais antropológica e cultural, e a antropologia encontra a história e dialoga com o contexto; com diferentes contextos.(1)

No entanto, fazendo um pequeno balanço de alguns artigos cujo tema é explicitamente a interdisciplinaridade, ora sob o ângulo da história - como é o caso dos ensaios de J. Le Goff (1990), C. Ginzburg (1989, 1991) e R. Darnton (1990) -, ora sob a perspectiva da antropologia - na visão de M. Sahlins (1990) ou de C. Lévi-Strauss (1975) -, o que se percebe é como, em ambos os casos, existe a tendência a transformar o "outro" em "um"; determinar uma história e uma antropologia, sem que se destaquem escolas, vertentes ou recortes.

No caso dos artigos elaborados pelos historiadores destacados acima, a referência é sempre a uma antropologia de modelo estrutural, sem que se problematize, porém, o objeto recortado. A estrutura de Lévi-Strauss, inconsciente, sincrônica e vazia de significado, serve de modelo para que se pense em sociedades com história e para temas de aplicação estranha à teoria que lhe serve de base. Mas não é esse o nosso debate central e com certeza esse caminho nos levaria muito longe.(2)

Com relação à antropologia, a situação é ainda mais complexa. A referência nesse caso é a uma história événementiel, uma história das positividades, fantasma que os historiadores fazem questão de expulsar. Quando não, elabora-se um modelo, muitas vezes dicotômico, em que a história representa a diacronia e a

Relacionados