Complexo de édipo

Páginas: 15 (3502 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
Leituras Obrigatórias: PAPALIA, E. D.; OLDS, S. W. & FELDMAN,R. D. Desenvolvimento Motor in Desenvolvimento Humano. 8ª ed Porto Alegre: ArtMed, 2006. (cap. 4.5 e 6)

Leituras para aprofundamento: GERRIG, R,J. & ZIMBARDO; P.G. O Desenvolvimento Humano ao Longo da VidaIn A Psicologia e a Vida. 16 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, Cap 11.

1. DESENVOLVIMENTO PERCEPTUAL E MOTOR Geralmente, mais do queos homens, as mulheres costumam mudar os cabelos, o modo de se vestir, ganham ou perdem peso. No entanto, apesar de tais mudanças, é possível reconhecê-las após um período sem vê-las. Por outro lado, se cuidássemos 24 horas por dia de um bebê durante o primeiro mês e só voltássemos a reencontrá-lo um ano depois, provavelmente não o reconheceríamos. Isto porque as mudanças que ocorrem nos primeirosanos são drásticas, ou seja, as forças do crescimento e do desenvolvimento, neste período são muito poderosas. O desenvolvimento é composto de uma série de fatores inter-relacionados com os demais aspectos desenvolvimentais: físicos, cognitivos e psicossoais. Considerando as habilidades de percepção, pode-se afirmar que desenvolvemse rapidamente nos primeiros dois anos de vida e permite à criançaaprender e explorar o ambiente. Os bebês diferem na velocidade ou eficiência dos processos perceptuais, como por exemplo, na habituação a estímulos repetidos. Essas variações estão correlacionadas a medidas posteriores de inteligência e da linguagem. Quanto às habilidades motoras, pode-se afirmar que são desenvolvidas em uma seqüência, geralmente considerada como geneticamente programada,evoluindo das simples para as complexas, de acordo com o princípio céfalocaudal e próximo-distal. No entanto, pesquisas recentes indicam que trata-se de um processo contínuo, dinâmico e multifatorial de interação entre o bebê e o ambiente. Resumidamente, o desenvolvimento motor ocorre da seguinte forma: 1. de reflexos (simples) para mais deliberados (complexos) 2. da cabeça para os artelhos e do interiorpara o exterior 3. contínua, dinâmica e multifatorial (interação bebê e o meio). Os marcos iniciais do desenvolvimento motor são:

1.º erguer a cabeça (por volta do 4 meses) 2.º engatinhar pelo chão (9/10 meses) 3.º caminhar (12 meses) Ainda no que diz respeito às novas habilidades motoras, percebe-se que elas interferem, ou seja, acabam por determinar a forma da criança conhecer e se relacionarcom o mundo. Uma criança que engatinha ou anda, explora ativamente o seu ambiente, tentando conhecê-lo em detalhes, tenta pegar tudo o que está em seu campo visual, as tomadas são um alvo, os objetos sob uma mesa de centro de sala também, inclusive aqueles que são relíquias de família. Tudo isto trará implicações, provocando alterações no relacionamento dos cuidadores com as crianças, como porexemplo, as crianças passam a ouvir uma série de “nãos”. Esse exemplo cotidiano nos ajuda a dimensionar como os diferentes aspectos desenvolvimentais são inter-relacionados de forma imbricada. Atividades recomendadas: 1) Faça uma leitura criteriosa dos textos indicados, observando os principais aspectos discutidos, relacionados ao período de zero a dois anos. 2) Pesquise em livros de Psicologia doDesenvolvimento quais são as habilidade motoras finas e grossas previstas para este período e se há variações e diferenças (por exemplo: étnicas) nestes padrões. 3) Reflita no exemplo de exercício a seguir: Com relação ao desenvolvimento motor na chamada primeira infância, Papalia (2006) nos aponta alguns marcos como o controle da cabeça e das mãos e a capacidade de locomoção. “Os bebês queengatinham não são mais „prisioneiros‟ de um lugar” isto porque pode-se considerar que o engatinhar - de forma ampla (bio-psico-social) representa o preparativo para o caminhar, evento considerado a maior realização da infância. Tendo por referência o texto acima e o enunciado, considere as alternativas a seguir e assinale a correta: a) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. b) a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Complexo de édipo
  • Complexo de édipo
  • Complexo de édipo
  • Complexo de Édipo
  • o complexo de édipo
  • Complexo de édipo
  • COMPLEXO DE ÉDIPO
  • complexo de edipo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!