complexo da cintura escapular

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
Articulações do complexo da cintura escapular
O complexo da cintura escapular é constituído de três articulações sinoviais e duas articulações funcionais. As articulações sinoviais são:
Articulação glenoumeral: é uma articulação congruente, tipo bola-e-soquete(esferóide) triaxial e com uma capsula articular frouxa.
Artrocinemática: a cabeça convexa rola na mesma direção e desliza na direçãooposta dentro da cavidade glenoidal.
Estabilidade :A estabilidade articular é dada por limitadores estáticos e dinâmicos, a relação estrutural da anatomia dos ossos, ligamentos e lábio glenoidal com as forças de adesão e coesão na articulação proporcionam estabilidade estática. Os tendões do manguito rotador se unem aos ligamentos e ao lábio glenoidal nos seus locais de inserção demodo que, ao se contrairemos músculos proporcionam estabilidade dinâmica pelo tensionamento dos limitadores estáticos.
Articulação acromioclavicular: é triaxial plana, que pode ou não ter um disco, a cápsula fraca é reforçada pelos ligamentos AC superior e inferior
Artrocinematica: com os movimentos da escápula a superfície do acrômio desliza na mesma direção para qual a escapula se move porque asuperfície é côncava
Estabilidade : os ligamentos AC são suportados pelo forte ligamento coracoclavicular.
Articulaçao esternoclavicular: é uma articulação incongruente, triaxial, selar, com um disco
Artrocinemática: os movimentos da clavícula ocorrem como resultado dos movimentos escapulares de elevação, depressão, protaçao e retração.
Estabilidade: os ligamentos que cruzam a articulaçãoproporcionam estabilidade estática.
As articulações funcionais são:
Articulação escapulotoracica: há flexibilidade considerável nos tecidos moles, permitindo que a escapula deslize ao longo do tórax e participe de todos od movimentos dos membros.
Espaço supra-umeral: o arco coracoacromial, composto pelo acrômio e pelo ligamento coracoacromial, cobre as bursas subacromial e subdeltoídea, o tendão domúsculo supra espinhal e uma porção dele.

Função da cintura escapular
Em sincronia com os movimentos do úmero, permite 150° a 180° de ADM do ombro em flexão ou abdução com elevação. Durante a elevação do úmero, o movimento sincronizado da escapula permite que os músculos que movem o úmero mantenham uma relação comprimento-tensao efetiva ao longo da atividade e ajuda a manter a congruênciaentre a cabeça do úmero e a cavidade enquanto diminui as forças de cisalhamento. Os músculos causam rotação da escpaula para cima são o trapézio superior e inferior e o serratil anterior. Durante a elevação do úmero, o músculo peitoral menor é alongado á medida que a escapula roda para cima, se retrai e inclina porteriormente.
Dor Referida e lesão nervosa
Coluna cervical : articulações vertebraisentre C3 e C4 oun entre C4 e C5; raízes nervosas de c4 ou C5.
Dor referida ao proveniente de tecidos relacionados: o dermátomo C4 sobre o músculo trapézio na ponta do ombro; coração, dor percebida na axila e na região peitoral esquerda; irritação da vesícula biliar, dor percebida na ponta do ombro e na região escapular posterior
Patologias relacionadas: arttrite reumatóide e osteoartrite;artrite traumática; artrite pós- imobilização ou ombro rígido; ombro congelado idiopático.
Cirurgia da articulação glenoumeral
É indicada para comprometimentos associados com essas patologias são indicações amplamente aceitas para artroplastiade GU, a indicação primaria é dor persistente e incapacitante, secundaria á destruição da articulação GU. As indicações secundarias incluem perda de mobilidadeou estabilidade do ombro e perda de força do menbro superior levando a inabilidade para realizar tarefas funcionais com o membro envolvido.
As considerações especiais do pós operatório são : integridade do manguito rotador; ADM intra-operatoria; postura; imobilização e posicionamento pós-operatorio; exercício; fase de repouso máxima; metas e intervenções( controlar a dor e a inflamação, manter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CINTURA ESCAPULAR
  • CINTURA ESCAPULAR
  • cintura escapular
  • Cintura escapular
  • Músculos Cintura Escapular e Ombro
  • ombro e cintura escapular
  • musculos e exercicios cintura escapular
  • osteologia do ombro e cintura escapular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!