COMPLETO Atividade Estruturada LPR Jo O Vitor Correia

1633 palavras 7 páginas
JOÃO VITOR FERREIRA CORREIA

ATIVIDADE ESTRUTURADA 2015.1
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Fortaleza/CE
2015

1. Apresentação

Nos tempos atuais, a população mundial vem se preocupando mais com a qualidade de vida e um dos atributos chaves desse conceito é a saúde. Desenvolvi uma aplicação Java com interface gráfica voltada à atender tanto médicos, quanto pacientes que necessitam saber ou relatar o Índice de Massa Corporal (IMC) que foi criado pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do paciente de acordo com o resultado segundo os dados, no qual trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma média de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O método de cálculo do IMC é simples e rápido e também permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade. Para determinar o IMC, basta dividir o peso (massa) do indivíduo pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.
Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 quilos e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.
Os dados de referência para um adulto estão indicados abaixo:
<18,5 - Abaixo do peso.
18,5-24,9 - Normal.
25,0-29,9 - Excesso de peso.
30,0-34,9 - Obesidade Leve (Grau I).
35,0-39,9 - Obesidade Severa (Grau II).
> 40,0 - Obesidade Mórbida (Grau III).
É importante frisar que esses dados não são válidos para crianças. O IMC infantil possui uma tabela específica que deve ser verificada ao longo do tempo. Isso porque as crianças têm tendência a emagrecer conforme vão crescendo.
Há também outra fórmula para cálculo da gordura corporal é denominada RIP (Recíproco do Índice Ponderal) e calcula-se dividindo a altura (em centímetros) pela raiz cúbica do peso

Relacionados

  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas