compisocao dos alimentos

1795 palavras 8 páginas
Vitaminas
As vitaminas, substâncias orgânicas sem valor energético, são consideradas nutrientes essenciais, pois o organismo que não as sintetiza. Elas desempenham importantes papéis no metabolismo celular, por isso, a necessidade da sua ingestão.
As vitaminas são necessárias em pequenas doses adquiridas na alimentação, a ausência ou consumo insuficiente desses compostos resulta no mau funcionamento de inúmeras reações metabólicas e inclusive gerar doenças devido a carência dos mesmos.
Esses compostos estão sujeitos a degradação desde a coleta até o consumo, sofrendo ação de oxidação, do aumento ou diminuição da temperatura, da forma de cocção, variações de pH, exposição a luz, entre outros fatores. O teor de vitaminas também depende do estágio de amadurecimento do alimento, havendo valores menores de vitaminas nas frutas ditas verdes.
É preciso ressaltar que nenhum alimento contém todas as vitaminas necessárias ao organismo, por isso, a necessidade de se ingerir uma dieta variada e equilibrada capaz de suprir as necessidades diárias de vitaminas.1
Importância das vitaminas na dieta
O consumo diário adequado de vitaminas garante o bom funcionamento do organismo. Seu consumo inadequado quase sempre resulta em deficiência no crescimento e desenvolvimento do organismo. 3 A insuficiência ou ausência de determinada vitamina pode afetar o desenvolvimento fetal e de crianças principalmente, podendo causar retardo no crescimento, má formação entre outros malefícios. Fica, portanto claro, que gestantes e crianças precisam de um aporte rigoroso de vitaminas.
Durante o exercício as vitaminas exercem papel de coenzimas nas reações de catabolismo, garantindo que as reações de lipólise e glicogenólise ocorram perfeitamente. A atuação como coenzima não se limita a situação de exercício físico; as vitaminas participam dessa forma também no Ciclo de Krebs, degradação de proteínas e outras reações.
As vitaminas também são importantes nos processos infecciosos,

Relacionados