competitividade e estrategia empresarial: um estudo de caso da industria aoutomobilistica brasileira na decada de 1990

584 palavras 3 páginas
Adriana Figueiredo Ferreira da Silva
RA : 1400037151
1 ) McCarthy lançou um livro onde são comentados os 4p´s do marketing tradicional (Preço, Praça, Promoção e Produto), são variáveis controladas pela empresa. Já os 8P´s são um processo e não variáveis controláveis,onde são etapas fundamentais e um a estratégia de marketing digital de um negócio. PRODUTO – elementos de produto (todos os componentes do desempenho de serviço que criam valor para os clientes); PRAÇA – lugar e tempo (quando, onde e como oferecer serviços aos clientes); PROCESSO – (o método e a seqüência em que um sistema operacional funciona)
PRODUTIVIDADE – (o grau de eficácia com que os insumos de serviço são transformados em valor adicionado a produtos e qualidade – o grau no qual as necessidades, os desejos e as satisfações do cliente se equilibram); PESSOAS – (os clientes e empregados envolvidos na produção de serviços); PROMOÇÃO e educação (todas as atividades de comunicações e incentivos projetados para aumentar a preferência do cliente);
PERCEPÇÃO – evidência física (sinais tangíveis que dêem evidência de qualidade de serviço); PREÇO e outros custos de serviço (dinheiro, tempo e esforço gastos pelos clientes).

2) Philip Kotler defende que o departamento de Marketing deve ser um setor parceiro do planejamento estratégico, um elemento propulsor do crescimento da empresa. Ele relata que ainda hoje muitos desses setores se preocupam apenas com a publicidade e em elaborar comerciais, enquanto o objetivo deve atingir todos os 4Ps do Marketing (produto, preço, promoção e praça). "O marketing é um processo que deve passar por quatro etapas: planejamento, gestão, execução e mensuração", destaca.
→ processo – relacionado ao método utilizado para a prestação do serviço, padronizado ou customizado, através de atendimento direto ou tipo self-service, linhas de conhecimento aplicadas.
→ pessoas – o nível de desenvolvimento das pessoas que prestam o serviço como fator fundamental de

Relacionados