Competindo além das localidades

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
COMPETINDO ALÉM DAS LOCALIDADES:
Ampliando a Vantagem Competitiva através de uma Estratégia Global

Uma das mais poderosas forças que afetam as empresas desde a Segunda Guerra Mundial tem sido a globalização da competição. Presenciamos a queda dos custos dos transportes e da comunicação, a intensificação do fluxo de informações e de tecnologia através das fronteiras, o aumento dassemelhanças entra as infraestruturas nacionais e a atenuação das barreiras ao comércio e aos investimentos. O resultado tem sido o crescimento marcante do comércio e dos investimentos internacionais. Torna-se imperiosa a adoção de uma estratégia global, em oposição à estratégia doméstica, num conjunto cada vez mais amplo de setores.
À medida que fica mais aparente a globalização da competição, não chega aser surpreendente que a pesquisa teórica e a prática empresarial em estratégia internacional se tornem cada vez mais importantes. O pensamento a respeito da estratégia internacional se concentrou, em geral, no poder da empresa multinacional de criar vantagem competitiva através da globalidade. A estratégia global, envolvendo operações que se difundem por muitos países, tem sido vista como um meiopoderoso de obter economias de escala; de assimilar as necessidades dos mercados internacionais, a elas respondendo; e de reunir com eficiência recursos como capital, trabalho, matéria-prima e tecnologia, a partir de fontes em todo o mundo.

Um Referencial Geral para a Estratégia Global
A maioria das questões sobre estratégia competitiva são as mesmas para as empresas domésticas e globais. Emambos os casos, o sucesso é função da atratividade dos setores de atuação da empresa e de sua posição relativa nesses setores. O desempenho da empresa no setor depende de suas vantagens competitivas (ou desvantagens) em comparação com as dos rivais. A vantagem competitiva se manifesta através de custos mais baixos do que os dos rivais ou da capacidade de diferencias e conseguir um adicional depreço que supere o custo adicional da diferenciação. As empresas domésticas e globais devem compreender a estrutura do setor, identificar as fontes de vantagem competitiva e analisar os concorrentes.
A necessidade de uma estratégia global depende da natureza da competição internacional em determinado setor. Nos setores multidomésticos, a estratégia global não é necessária. Nessa situação, a estratégiainternacional deve constituir-se de uma série de estratégias domésticas distintas. As unidades operacionais dos países precisam dispor de liberdade de ação e de autonomia. No entanto, nos setores globais, as empresas devem desenvolver estratégias integradas, envolvendo simultaneamente todos os países. Portanto, o simples fato de ser multinacional não significa que a empresa tenha ou deva ter umaestratégia global.
Para a compreensão dos fundamentos da vantagem competitiva e da contribuição da possível estratégia global, é necessário que as atividades da empresa sejam decompostas na cadeia de valores. A empresa que compete num determinado negócio desempenha um conjunto de atividades econômicas distintas, mas inter-relacionadas. Todas as atividades envolvem alguns procedimentos ou rotinas,recursos humanos, ativos físicos, tecnologias capacitadoras e a criação e uso da informação.
A cadeia de valores agrupa as atividades da empresa em várias categorias, distinguindo entre as diretamente envolvidas na produção, marketing, entrega e suporte de um produto ou serviço; as que criam, adquirem e melhoram insumos e tecnologia; e as que desempenham funções abrangentes, como levantamento decapital e processo decisório geral. Em cada uma dessas categorias, surge um conjunto de atividades ou de processos econômicos/organizacionais distintos, como reparos de campo, recebimento e armazenamento de materiais de procedência externa, faturamento, avaliação do desempenho do pessoal e recompensa aos funcionários. As atividades específicas de cada empresa dependem, pelo menos em parte, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Localidade
  • Localidade
  • Competindo pelo futuro
  • alem
  • alem
  • Competindo pelo futuro
  • Projeto de Localidades
  • alem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!