Competencia interpssoal

1267 palavras 6 páginas
COMPETÊNCIA
INTERPESSOAL

Segundo Nair Motta, “A natureza humana em si é comum a todas as pessoas, mas individualizada em cada pessoa, porque cada um de nós tem estímulos e sentimentos diferentes, objetivos e experiências de vida que variam com o grau de cultura do contexto históricosocial em que vivemos”.

Atualmente o sucesso profissional e pessoal pode fazer grande diferença quando se une Competência Técnica e
Competência Interpessoal.

Competência Técnica: Tem como base o conhecimento

adquirido na formação profissional. Moscovici (1998) afirma que a competência técnica para cada profissional não é posta em dúvida, uma vez que todos reconhecem que qualquer profissional precisa ser competente em sua área específica de atividade.

Competência Interpessoal: Faz parte das habilidades

sociais que exigem atitudes adequadas para lidar com situações do dia-a-dia.

Um profissional pode ter grande habilidade técnica para desenvolver suas tarefas, mas mesmo assim, precisará estar motivado para fazê-lo. É importante saber trabalhar em equipe, pois haverá ocasiões em que necessitará da ajuda de outras pessoas para realizar determinadas tarefas. Seu relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho e com os clientes pode facilitar de maneira relevante seu trabalho.
A criatividade para solucionar problemas incomuns que surgirem será de grande importância, e a capacidade de produzir continuamente ajudará no seu crescimento profissional. No momento em que o indivíduo faz parte de um determinado grupo social, começa aprender, assimilar os seus valores, códigos e regras básicas de relacionamento que poderão entrar em conflito com os seus valores já aprendidos, no primeiro grupo em que desenvolveu seu processo de socialização, dificultando a interação, a comunicação e a expressão de emoção.
Contudo, se estiver disposto a trabalhar a competência interpessoal, possivelmente, não terá problemas no relacionamento. De

Relacionados