Compet Ncia 1 Atividade Semanal 1 Sistema Integrado De Qualidade JUSCINEIDE RIBEIRO

890 palavras 4 páginas
SISTEMA DE INTEGRADO DA QUALIDADE
COMPREENDER O CONCEITO DE QUALIDADE E O CONTEXTO DA QUALIDADE TOTAL

PETROLINA
2014

Faça uma leitura da Competência 1, assista a vídeo aula, desta competência 1 e com base nesta leitura e conteúdos apresentados, relacione os custos da qualidade, explique objetivamente a importância de cada um deles, e o que se espera melhorar na organização com o apropriado controle sobre cada um.

Os custos da qualidade são: Custos de Prevenção, Custos de Avaliação, Custos de Falhas internas e externas.

Custo de Prevenção - Os custos incorridos para se evitar falhas futuras são os chamados custos de prevenção. São os custos associados às atividades de projeto, implementação e operação do sistema de gestão da qualidade, incluindo administração e auditoria do sistema devem incluir os custos de planejamento, controles, avaliação de fornecedores, treinamento em técnicas da qualidade etc.
São exemplos de custos de prevenção:
- Treinamento de pessoal para melhorar a capacidade dos funcionários e seus resultados.
- Melhoria em equipamentos para evitar problemas na produção.
- Realização de manutenção preventiva.
Os custos de prevenção ocorrem para se evitar a má qualidade de produtos e serviços e a medida que estes custos aumentam, diminuem os custos com falhas. Essa categoria de custos tem como objetivo evitar a incidência de defeitos e não conformidades são investimentos incorridos para evitar falhas que venha acontecer no futuro.

Os custos de avaliação - referem-se aos custos com o controle de qualidade, desenvolvidos na identificação de componentes defeituosos antes que estes cheguem aos clientes, sejam eles internos ou externos. Este custo visa checar erros ou problemas que podem acontecer durante a fabricação de um produto ou execução de um serviço, para isso são utilizadas ferramentas de controles estatísticos do processo, análises matemáticas, amostragem, inspeções e investigações. São custos associados à medição,

Relacionados