competências e Habilidades do Pedagogo na Educação Infantil

Páginas: 7 (1581 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
TANIA APARECIDA FEITOSA MEDEIROS










COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PEDAGOGO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL













Projeto de monografia apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP, Campus São Paulo, Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores – Ênfase Magistério Superior

Orientador: Professora Ms. Karin Claudia NinBrauer.









SÃO PAULO

MARÇO/2013
TEMA
O Tema abordará a questão existente em uma escola de Educação Infantil, a observar a rotina diária de pedagogos atuantes na Educação Infantil, percebe-se uma enorme resistência em questão aos cuidados com as crianças, cuidados estes básicos como: calçar um sapato, amarrar os tênis, trocar uma muda roupa, em fim cuidados diários e precisos. Apartir daí, surgiu à necessidade de pesquisar Leis e Bibliografias a respeito das Competências e Habilidades do Pedagogo atuante na Educação Infantil.
Para iniciar este trabalho é importante relatar a história da Educação Infantil, portanto segue um breve relato a respeito deste assunto, na qual irá abordar este texto.
Com o advento da Revolução Industrial no (século XIX) e o crescimento dascidades tornou-se cada vez maior a necessidade de mão de obra para trabalhar nas indústrias. Um grande número de mulheres, que anteriormente morava nos campos e dedicava-se a casa e aos cuidados com as crianças, passou a ter de trabalhar nas cidades, fora de casa, nas indústrias. A sociedade encarregou-se do cuidado com as crianças, que permanecia o dia em creches ou instituições de cunhoassistencialista. Foram essas instituições destinadas a guardar os filhos das mulheres que trabalhavam fora de casa, que deram origem à pré-escola dos dias atuais. As crianças das classes sociais dominadas economicamente desfavorecidas, exploradas, marginalizadas, de baixa renda. São consideradas como “carentes”, “inferiores” à medida que não correspondem ao padrão estabelecido. Faltaram a esta crianças,“privadas culturalmente”, determinadas atributos, atitudes ou conteúdos deveriam ser nelas incutidos. A fim de suprir a deficiências de saúde e nutrição. As escolares, ou as do meio domínio sócio-cultural em que vivem as crianças, são propostos diversos programas de Educação pré-escolas de centro compensatório.
(...) o conceito de educação compensatório, enfatizar como um antídoto para a privaçãocultural ter-se-ia originado. No pensamento de Pestalozzi e Froebel sendo mais tarde expandido por Montessori . Seriam estas suas origens remotas: Froebel iniciando os jardins de infância nas favelas alemãs (Berlim); contemporânea de Montessori, enfatizando a necessidade de Assistência Médica.
Com o grande avanço das teorias ligadas à psicologia do desenvolvimento, a partes do início do século XX,e a influência das teorias psicanalíticas, a atenção dos professores se voltava para s necessidades afetivas da criança e para o papel que o professor deveria assumir.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), orgão colegiado integrante na estrutura administrativa direta do Ministério da Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, comopode ser visto nesses três de seus quartoze artigos:

Art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviço e de apoio escolar, bem como em outras áreas nas quaissejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Art. 4º O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Habilidades e Competências.
  • Competencias e habilidades na educação física
  • A IMPORTÂNCIA DO MESTRE EM SALA DE AULA E AS HABILIDADES/COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A Importância do Pedagogo na Educação Infantil
  • Habilidades da educação infantil
  • Competências e Habilidades e a responsabilidade dos profissionais da educação.
  • O pedagogo e a prática docente na educação infantil
  • Mapeamento de Competencia de um Professor de Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!