Competências profissionais

Páginas: 18 (4479 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Anhanguera Educacional
serviço social














Atividade Prática Supervisionada

competências profissionais


Professora: Ma. Elisa Cléia Nobre

















Cuiabá-MT
ABRIL/2014

O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-serelacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estada varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252.
A profissão manteve um viés conservador, decontrole da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências: a partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissionalcomprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
O Serviço Social é uma profissão de nível superior e pode ser exercida somente por profissionais diplomados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e devidamente registrados no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). A pessoa que se forma no curso de Serviço Social édenominada de assistente social

Conselhos de fiscalização

Os Conselhos de fiscalização foram criados juntamente com a regulamentação de profissões e ofícios considerados liberais, pelo Estado. Eram basicamente corporativos, controladores e burocráticos. Em seus primórdios se constituíam como entidades autoritárias, pois não primavam a aproximação com profissionais da categoria respectiva e nem seconstituíam num espaço coletivo. A fiscalizaçãoera restrita à inscrição profissional e ao pagamento do tributo devido.
Através do reflexo da perspectiva vigente da profissão, que se orientava por pressupostos neutros e despolitizados em relação à economia e a sociedade, a concepção conservadora caracterizou os conselhos nas primeiras décadas, sendo que a mesma também estava presente no Código deÉtica de 1965 e 1975.
O movimento de Reconceituação do Serviço Social foi um novo posicionamento da categoria e das entidades do Serviço Social, buscando a transformação da prática profissional, através de congressos e debates, através do desejo da transformação da práxis polítco-profissional na sociedade brasileira.
A partir de 1983 o novo posicionamento da categoria profissional teve um amploprocesso de debates conduzido pelo CFESS, que visava a alteração do Código de Ética vigente de 1975. O resultado foi a aprovação do Código de Ética profissional de 1986, que superava a visão acrítica, onde os valores eram tidos como universais e acima dos interesses da classe, negando assim a base tradicional conservadora que norteava a neutralidade e reconhecendo um novo papel profissionalcompetente teórica, técnica e politicamente.
Já em 1991, o CFESS e o CRESS apontou a necessidade de revisão do Código de 1986, para que pudesse ter maior eficácia na operacionalização dos princípios defendidos. Essa revisão considerou e incorporou pressupostos teóricos, históricos e políticos e reformulou o Código de Ética que foi concluído em 1993.
Essa nova legislação trouxe segurança àfiscalização profissional e concretas possibilidades de intervenção,porque define as competências e atribuições privativas do assistente social com mais precisão
A profissão de Assistente Social encontra-se regulamentada pela Lei 8.662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais, o atual Código de Ética de 1993 foi o quinto elaborado com propósito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • competencias profissionais
  • competencia profissionais
  • competências profissionais
  • competência profissionais
  • Competencias Profissionais
  • Competências Profissionais
  • Competências Profissionais
  • competencias profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!