competências profissionais

Páginas: 26 (6430 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS



SOROCABA -SP
2012

O Plano de Aula
Projeto “Mercadinho”

TURMA: 1º ano
TEMPO PREVISTO: 3 MESES
Objetivo compartilhado: Construção de um supermercado para brincar de compra e venda. Neste caso, o combinado foi que o produto final seria o dia do jogo.
Objetivos didáticos:
Favorecer a utilização da linguagem numa situação específica decomunicação, a partir do contato com variedade de gêneros numa situação do jogo de construção de compra e venda.
Refletir sobre as características do sistema de escrita de forma significativa.
Familiarizar-se com o sistema de numeração decimal por meio do cálculo mental e uso dos números na situação de compra e venda.
Participar de forma autônoma dos momentos de brincadeira, propondo a realização debrincadeiras já conhecidas ou ensinando novas.
Criar espaços variados para as situações de faz-de-conta.
Organizar, inventar, conversar e criar papéis durante as brincadeiras.

Objetivos Atitudinais:
Desenvolver um senso de cooperação entre todos os participantes e seus familiares para dar conta da provisão do material necessário para a brincadeira, sua organização antes e depois do jogo.Atentar para os compromissos de cada um com o grupo atribuindo tarefas e responsabilidade aos diferentes papéis.
Atentar para as possibilidades de mudança de hábitos de convivência a partir da situação vivida no grupo.

Conteúdos:
Sistema alfabético de escrita.
Linguagem escrita (gêneros: cheque, fichas, listas, exposição de ideias em grupo).
Sistema de numeração decimal.
Brincadeira de faz deconta .

Orientações didáticas para o projeto:
Assegurar situações de aprendizagem da língua e linguagem significativas envolvendo jogo de construção, procurando evitar práticas mais escolarizadas.
Garantir que as situações tanto de escrita quanto de leitura sejam sempre contextualizadas.
Dar um destino ao trabalho das crianças usando a produção escrita para os fins do jogo.
Garantir momentosde brincar onde sejam asseguradas as necessidades e os objetivos do jogo de construção puro e simples. É importante que a professora ocupe dois papéis: o de observadora e de alguém que brinca junto, que entra na cena do jogo, porque pode criar situações novas que exijam a colaboração do grupo para pensar alternativas para um dado problema. No entanto, essa intervenção não pode ser "pedagogizante"para não forçar uma transição/reflexão desnecessária à situação de jogar, muitas vezes as crianças têm saídas no faz de conta para resolver um problema com cálculo, por exemplo.
Garantir uma roda de conversa sobre o jogo, logo após a execução do mesmo, para que as crianças comentem suas opiniões, expliquem os problemas encontrados e as soluções que propõem.
Garantir, em outro momento, fora dasituação do jogo, uma discussão e reflexão sobre as produções da brincadeira no que diz respeito à leitura e escrita socializando no grupo as hipóteses formuladas. O mesmo pode ocorrer com as situações de cálculo mental propiciadas pelo jogo.
Propor problemas que exijam maior pesquisa sobre o mundo da escrita colocando em xeque as hipóteses em questão. Isso também deve ser feito em outros momentosfora do jogo. Por exemplo: a professora diz para a classe “precisamos pensar em como agrupar os produtos do mercado para prepararmos a lista de preços, o que vocês sugerem? O que podemos juntar e como denominaremos os grupos?”
Assegurar bons modelos de escrita, recorrendo aos originais, sempre que possível, por exemplo, panfletos de supermercados, cheques, fichas de movimentação de estoque,controle de caixa, revistas em que apareçam propagandas dos supermercados etc.
Desde o início é importante que todas as etapas do projeto sejam compartilhadas com os alunos, isso pode ser feito em um cartaz em que se combinam atividades e os envolvidos em cada etapa. Tanto este cartaz, como os demais referenciais de escrita (listas de nomes, demais listas elaboradas para o jogo, placas etc)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • competencias profissionais
  • competencia profissionais
  • competência profissionais
  • Competencias Profissionais
  • Competências Profissionais
  • Competências Profissionais
  • competencias profissional
  • Competências Profissionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!