Competências Profissionais

Páginas: 14 (3296 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013


Universidade Anhanguera - UNIDERP - Polo Rondonópolis - MT
Centro de Educação a Distância
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 7º Semestre











ATPS
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS






Alisson Lopes da Silva............................RA: 231388
Edvaldo Mesquita da Silva.....................RA: 195916
Luis Vagner Biserra Bucelli...................RA: 236023
Israel da CunhaSouza............................RA: 262875
José Flavio Conceição de Souza............RA: 282993











Rondonópolis– MT, 09 de Maio de 2013.
Competências Profissionais

A oportunidade de mercado

Nem todos estão equipados para perceberem e capturar uma oportunidade. A chave para a capacidade empreendedora é a capacidade de identificar, explorar e capturar o valor dasoportunidades de negócios (BIRLEY e MUZYKA, 2001). Quem busca pode encontrar as oportunidades de muitas maneiras e em vários lugares. Há pessoas que têm facilidade muito grande de identificar uma oportunidade de negócio. Outros encontram oportunidades em alguma leitura que fizeram em jornais, revistas, ou até mesmo em alguma conversa com amigos. As feiras, seminários e congressos também são boas fontesinspiradoras para identificação de uma nova oportunidade. Não podemos esquecer as viagens para outros lugares, principalmente para outros paises, onde podem ser identificadas necessidades ou até mesmo novidades que podem ser importadas. Ainda pode vir de um resultado de uma investigação exaustiva. O fato é que é preciso estar atento a tudo e exercitar a imaginação.
A experiência de cada individuo ouequipe pode torná-los capazes de identificar uma oportunidade. É comum empresas fecharem algum setor e seu funcionário abrir um negócio e prestar aquele serviço para a empresa.
As oportunidades constituem algo que existe no papel ou como idéia. Pode, portanto ser definida como um conceito negocial que se transformado em um produto ou serviço tangível oferecido por uma empresa, resultará em lucrofinanceiro ou no atendimento á sociedade.
As oportunidades têm a ver com a criação de valor, e não necessariamente com redução de custos. Deve agregar valor para que seja aceita no mercado consumidor. Se valer a pena as pessoas pagam por ela, se não agrega valor não pagam. Se o foco for apenas no preço, pode haver sérios problemas de comunicação e o produto não sair.
Outro ponto a ser consideradoé que as oportunidades não são iguais para todos e nem todos estão equipados para capturar uma oportunidade. Um comentário relativo a uma situação, pode gerar a percepção de uma oportunidade para um e o outro nem sequer perceber. É o caso da foto copiadora, você conhece? Se alguma coisa é uma oportunidade para mais alguém, talvez você deva evitá-la. É preciso avaliar se cabem os dois no mercado ese você é capaz ou não de implementá-la.
Mesmo tendo a percepção de uma oportunidade que não foi explorada, e você se depara com negócio dando lucro, você se questiona dizendo que teve a mesma idéia. Obviamente o lucro fica para quem explorou e não para quem apenas pensa e não age. O pensamento criativo é fantástico, mas se não leva à ação é um desperdício de energia. Boa parte das pessoas nãoexplora oportunidades porque se sentem acomodadas e satisfeitas da situação em que estão. É o efeito “bicho-preguiça”, ta ruim, mas ta bom, a gente vai levando.
Uma oportunidade não tem que ser complexa demais. Quanto menos pessoas envolver mais fácil será lidar com ela e implementá-la. Com as mais simples é muito mais fácil trabalhar. Adquirindo experiência com o tempo, então podemos voar maisalto.
Neste ponto cabe uma pergunta, as oportunidades surgem de onde? A resposta é abrangente. Há empreendedores que têm facilidades de identificar, explorar e transformar rapidamente idéias em oportunidades lucrativas. Até nos impressiona como são tão hábeis e como ganham dinheiro na exploração dessas oportunidades. Outros identificam oportunidades em leituras que fazem, em seminários que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • competencias profissionais
  • competencia profissionais
  • competências profissionais
  • competência profissionais
  • Competencias Profissionais
  • Competências Profissionais
  • competencias profissional
  • Competências Profissionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!