Competências Profissionais

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 6 de julho de 2013







COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ATIVIDADE 4


Núcleo EAD - Centro Universitário Una





Professor: Luciano Andrade Ribeiro
Aluno: Richard Pereira de Oliveira




Belo Horizonte – Maio/2013
QUESTÃO 1: Compare as teorias sobre liderança estudadas à realidade das organizações atuais e à letra da música abaixo. Relate o que de fato seria interessante constar em um perfilde liderança, considerando a Liderança propriamente dita como uma competência profissional por excelência e essencial aos profissionais modernos.

Música: Epitáfio (Titãs)
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dorque traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto euandar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

A letra da música Epitáfio aponta comportamentos que são fundamentais para um líder, dentre eles posso destacar: confiar nas pessoas, permitir o erro e aceitar diferenças. Estes comportamentos fazem parte das habilidades humanas. Segundo Robert Katz (1974),habilidade humana é a capacidade que o líder deve ter para trabalhar efetivamente como membro de um grupo e para obter esforço cooperativo do grupo por ele liderado. Também entendo que os comportamentos citados na música contribuem para a construção da autoconfiança e para o relacionamento com as pessoas. No meu ponto de vista, a sociedade atual tem falhado muito nos relacionamentos e isto pode serpercebido no mercado de trabalho, onde raramente temos a oportunidade de trabalhar com um líder que possua boa habilidade para conduzir o relacionamento de sua equipe. Ainda sobre relacionamento, segundo Kuczmarski (1999), o líder deve demonstrar estar disponível para conhecer melhor o outro indivíduo, seja através de palavras, atos ou emoções, expressando o interesse verbalmente, passando tempocom a outra pessoa e fazendo a ela perguntas pessoais. Para tanto, é necessário despender tempo com a pessoa de três formas: trabalhando juntos; socializando fora do local de trabalho (as conversas são geralmente mais enriquecedoras e satisfatórias do que ao redor de uma mesa de reuniões) e interagindo dessa forma constantemente. Concordo com esse ponto de vista, mas acho que o mercado de trabalhoatual não tem valorizado a interação social. Tenho o sentimento de que hoje em dia a sociedade se preocupa em fazer muitas coisas, muitas vezes ao mesmo tempo, mas sem se preocupar com a qualidade e sem comprometimento com o coletivo.


QUESTÃO 2: Escolha uma das abordagens sobre estilos de liderança e associe os seus conceitos a uma experiência prática do seu cotidiano. Destaque semelhanças ediferenças realizando um comparativo à sua prática atual.

Segundo POLLARD (1996), líderes servidores ouvem e aprendem com aqueles que são liderados. Eles circulam, conversando e ouvindo pessoas em todos os níveis da organização. Devem estar dispostos a se colocar no lugar das outras pessoas. Por fazerem acontecer através das pessoas, os líderes devem ser generosos na delegação de autoridade eresponsabilidade. Usurpar a capacidade de um subordinado tomar uma decisão consiste em grave erro e uma injustiça do superior.
Na equipe em que trabalho, o nosso gerente não aplica a abordagem do líder servidor, principalmente, em relação à delegação de tarefas. Esse gerente é um dos sócios da empresa e trata-se de uma pessoa extremamente inteligente. È muito comum ele repassar tarefas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • competencias profissionais
  • competencia profissionais
  • competências profissionais
  • competência profissionais
  • Competencias Profissionais
  • Competências Profissionais
  • Competências Profissionais
  • competencias profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!