Competências logisticas

Páginas: 21 (5068 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
As atividades logísticas iniciaram-se juntamente coma a evolução da humanidade, porém foi na área militar que a logística obteve seu maior crescimento, especialmente com o decorrer das grandes guerras mundiais. Com relação ao mercado, a logística evoluiu com a chegada da revolução industrial e ganhou novas proporções na década de 50 devido aos grandes avançoscientíficos e tecnológicos. A mudança do modo de pensar das organizações, que antigamente tinha seu foco somente na produção e passaram a visar também satisfação de seus clientes, teve grande impacto nessa evolução.
De acordo com Henrique (2011) a logística corresponde a um processo de gerenciamento de formas estratégicas a aquisição, a movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtosacabados juntamente com os fluxos de informação. Ela tem como objetivo maximizar o lucro presente e futuro e de reduzir os custos de produção.
Os processos logísticos demandam grande quantidade de energia devido a sua complexidade. O ato de se processar pedidos, gerenciar materiais e transporta-los de forma integrada vem evoluindo desde seus primórdios, onde cada ação era feita de forma isoladapara uma cadeia integrada, onde todas as operações logísticas da empresa estão interligadas formando um sistema inteligente que favorece administrar o fluxo logístico dentro da organização de forma eficiente.
Com passar do tempo a chegada da globalização e consequentemente o aumento da concorrência, as organizações estão necessitando de aprimoramentos contínuos em seus conceito e modo de lidar com omercado, cada vez mais exigente, a fim de se manter no mercado de forma competitiva.Por isso, a gestão de competências logísticas devem ser feitas de forma criteriosa, mantendo o nível de serviço adequado a operação. Muito ainda deve ser feito para conduzir de forma estratégica e mais eficaz a cadeia logística, no sentido de resolver todos os problemas que surgem ao longo da cadeia de valores,sendo preciso análise sistêmica.
Nesse sentido as competências no setor logístico se tornam cada vez mais decisiva para o estabelecimento e manutenção de um nicho de mercado por parte das empresas. Uma organização que consegue fornecer um serviço ou produto de qualidade e em um tempo adequado adquirirá com tempo reputação e com isso um ativo intangível agregando valor a entidade.
Desta forma, asorganizações estão cada vez mais focadas em atender as necessidades de sua clientela, através da redução do tempo de resposta às solicitações dos clientes, investindo na melhoria da qualidade, colocando maior ênfase no trabalho em equipe e na gestão de longo prazo. Isto alterou o foco do desempenho logístico para uma capacidade de maximizar o valor percebido pelo cliente.
Sendo assim, nota-se aalta complexidade envolvendo o assunto logístico e seu grau eficiência nas operações da empresa. Este sistema que engloba todo um universo de recursos de fabricação armazenamento e transporte que vai do fornecedor ao cliente.

1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA
O sistema Logístico é composto por variáveis ao logo de seu processo. E no ambiente competitivo que estão inseridas as organizações, produzir umproduto de qualidade já não é certeza de sucesso. As empresas necessitam das competências em seu processo logístico para suprir e elevar o grau de satisfação de seus clientes.
A competência logística pode gerar significativa vantagem competitiva em três dimensões de performance: eficiência, eficácia e flexibilidade. É possível obter valor estratégico à atividade desempenhada por meio da logísticae tal valor não se limita a tradicional visão de redução de custos. Mas, estando à logística presente em todos os tipos de mercados do mundo, é possível identificar e analisar esse conceito em qualquer organização?
1.3 JUSTIFICATIVA
Esse tema é justificado pelo seu caráter de relevância. As organizações contemporâneas necessitam de um processo logística adequado ao seu tempo para se manterem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LOGÍSTICA Plano de Capacitação e Desenvolvimento de competências Gerenciais
  • Competência Logística, nível de serviço, armazenagem com foco na produtividade e uso de TI
  • Competencia
  • Competencias
  • Competência
  • Competencia
  • Competências
  • A competencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!