Competências individuais e objetivos organizacionais coletivos: desafios para o século xxi

Páginas: 9 (2240 palavras) Publicado: 13 de março de 2012
COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS COLETIVOS: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI




Artigo apresentado em cumprimento às exigências para aprovação na disciplina Gestão de Competências e da Formação, do Mestrado em Psicologia Social e Organizacional. Sob orientação do Prof.Dr. André Callado
Aluna: Márcia Rejane F. PereiraMárcia Rejane F. Pereira
Abril de 2011

RESUMO

Inseridas em um ambiente globalizado e extremamente dinâmico, as empresas precisam adaptar-se rapidamente, visto que, o modelo de gestão com foco no mercado vendedor já não é suficiente. Por isso, cada dia mais é ampliado a busca pelo diferencial competitivo nas pessoas.
O presente artigo visa conceituar competênciasindividuais e a sua influência nos objetivos organizacionais inseridos em um contexto contemporâneo, quais sejam: os desafios para o século XXI. O trabalho foi baseado em leituras de artigos, livros e pesquisas em sites relacionados ao tema.
Constatou-se que as competências individuais formam o alicerce para as organizações atingirem seus objetivos organizacionais. Conclui-se, portanto, queo alto desempenho organizacional será alcançado pelas organizações que conseguirem gerir os seus ativos intangíveis, alinhando as competências individuais dos seus colaboradores à sua gestão estratégica com foco nos seus objetivos e metas.




PALAVRAS-CHAVE
Diferencial competitivo, competências individuais, objetivos organizacionais.









INTRODUÇÃO

Em um cenáriode economia baseada em conhecimentos, atrelado à globalização dos mercados, a gestão estratégica dos recursos humanos torna-se vital para atingir os objetivos organizacionais.
Em Fleury (2001), segundo Bueno (1975), “competência é a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos.”
A palavra competência, no seu sentido comum, é usada para definir a pessoa que temcondições de realizar determinada tarefa.
Com o avanço da administração e a globalização dos negócios onde o conhecimento é o diferencial, a competência adquiriu outra dimensão: a do saber fazer, entender o porquê fazer e o quê fazer. A definição da competência abrange três conceitos, quais sejam: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Atualmente bastante conhecidos como os "CHAs" dacompetência.
Dentro desse contexto, o presente artigo pretende demonstrar a importância do alinhamento das competências individuais aos objetivos organizacionais. Não obstante ao fato de que a competência está relacionada às ações realizadas pela organização e pelo indivíduo em busca de resultados e agregação de valor.
A gestão por competências gera esforços para planejar, captar,desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização- seja individual, grupal ou organizacional- as competências necessárias à consecução de seus objetivos
Portanto, este estudo apresenta algumas classificações de competências e a partir delas verifica a capacidade de utilização das habilidades individuais como alavanca para o desenvolvimento organizacional nos dias atuais.REFERENCIAL TEÓRICO

Fleury; Fleury (2000) defende que competência agrega valor ao indivíduo e a organização através de um plano de interação entre a estratégia da empresa, da competência individual das pessoas da organização e das competências organizacionais.
Para McClelland (1973) “Competência é uma característica subjacente relacionada com um desempenho superior narealização da tarefa”. Dutra (2004) afirma que “competência é colocar em prática o que se sabe em determinado contexto, marcado geralmente pelas relações de trabalho, cultura da empresa, imprevistos, limitações de tempo e de recursos.”

Ainda segundo Dutra (2004), há três abordagens de interação das competências organizacionais e individuais, quais sejam:

1. A identificação das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SECULO XXI
  • Competência Profissionais do Século XXI
  • As competências da educação no seculo xxi
  • o desafio das empresas do seculo xxi
  • Desafios gerencias do século xxi
  • Desafios gerenciais no seculo xxi
  • “Desafios gerenciais para o século xxi”
  • Desafios da educação no século xxi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!