Competências gerenciais para a globalização

Páginas: 55 (13514 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS PARA A GLOBALIZAÇÃO


INTRODUÇÃO




Globalização

Processo antigo, marcadamente iniciado pelas chamadas Grandes Navegações, e em expansão, através do qual o espaço mundial adquire unidade; responsável pela atual geografia política.

“Conjunto de transformação das forças produtivas, das relações sociais, culturais e dos sistemas institucionais eideológicos, que promovem, de forma irreversível, um processo de globalização da economia mundial”. (apostila da Disciplina Tópicos Avançados de Administração- UNESA -Curso de Administração)



Ao contrário de fatos históricos e grandes descobertas, como a da pólvora , o motor à combustão ou a fibra ótica; o descobrimento do Brasil ou a eleição de seu último presidente, o fenômeno daglobalização não tem uma data- chave ou época a ser marcada no calendário como referência histórica isolada, ainda que iniciado conforme alguns autores, pelo processo de expansão européia viabilizado pelas Grandes Navegações. Sua característica mais marcante talvez seja exatamente o sentido de permanente, constante e crescente mudança e o ritmo intenso das mudanças que geometricamente imprime ao cotidiano,acrescidos da velocidade em implantar novos tipos de atitudes e alterar situações em pequena ou larga escala, com base em tecnologia freneticamente gerando novas tecnologias. O fenômeno mais discutido no Brasil e no mundo dos anos 90, afetando a vida não apenas de milhões de pessoas ( empresas e países estão inequívoca , inevitável e irreversivelmente inseridos no turbilhão de mudanças.
No centrodas mudanças, as pessoas : funcionários, gerentes e dirigentes de organizações lutando para se adaptar a seu ritmo, e de quem se espera, em diferentes graus, novas idéias e métodos de lidar com a mudança.

A transformação na ciência e tecnologia do pós-Guerra afetaram dramaticamente a velocidade, tamanho e facilidade do que fazemos hoje. Contudo, as forças tecnológicas, liberdade política,disputa territorial, rivalidades étnicas, concorrência econômica, engenho empresarial se expressam de maneira muito mais forte - a partir notadamente dos anos 70, que em todos os séculos e décadas predecessores , gerando uma necessidade de aparelhamento que não se reflete ainda nos métodos de ciência social e educação de que nos utilizamos nos anos 90, fixados ainda aos conceitos dos anos 50 e 60 emrecrutamento, seleção treinamento, compensação e benefícios, assim como em desenvolvimento profissional.

O grande esforço gerencial/empresarial traduzido pela busca de novos paradigmas para compreensão das mudanças redobra quando se trata de criar estratégias de desenvolvimento para ajuste a elas. A inserção das organizações em processos globalizantes não só ainda assusta a muitos gerentes comofalta a muitos mais a capacidade de conceituar, metodizar e planejar tal empreendimento. As modificações efetuadas quanto ao desenvolvimento pessoal, de maneira geral, de longe satisfazem quanto comparadas às efetuadas em ciência e tecnologia.



Sistemas e novos paradigmas



Partimos da suposição de que o gerente global é mais que um responsável por estratégias e táticas comerciais, epara o alcance dos objetivos organizacionais se faz necessário pensar as organizações como organismos, “culturas” em processo de adaptação e transformação constantes. A gerência de sistemas se sobrepõe à de processos, e cabe ao gerente global a capacidade de pensar de maneira sistêmica porém livre e criativa, transitando da visão limitada e fixa do mundo para uma visão aberta e fluente, onde porvezes é necessário reaprender para se adequar a um fluxo dinâmico e holístico. Assim também as pessoas a serem geridas o devem ser de forma a estarem capacitadas para trabalhar livremente com a mudança.

Gerentes globais precisam de novos paradigmas , desenvolver tecnologias que auxiliem as pessoas a lidar com flexibilidade num jogo de poucas regras fixas onde o reajustamento de metas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Competencias gerenciais
  • Competências gerenciais
  • Competências Gerenciais
  • Competencias Gerenciais
  • Competências Gerenciais
  • competencias gerenciais
  • Competências gerenciais
  • Competências gerenciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!