Competências de um gestor contábil

Páginas: 17 (4203 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2012
SUMÁRIO




INTRODUÇÃO 1
Conceito de um gestor 2
Evolução do Conceito 3
Competências atuais 5
Exemplos práticos sobre o tema 7
Autores Seminais 8
Diferença entre gestores e Gestor Contábil 8
Conceitos de Administrador, Gestor, Empreendedor e Empresário: 8
Críticas ao Tema 11
Agenda de Pesquisa 13
Bibliografia 15




INTRODUÇÃO



A classe contábil vem sendo muitovalorizada nas empresas, órgãos públicos e pela sociedade devido ao avanço nos últimos tempos. Porém existem pontos negativos que deveram ser reavaliados porque é importante que o profissional que atue nessa área tenha uma ótima conduta pessoal, ética e especializada. Sendo assim, é fundamental manter um bom relacionamento com seus clientes, pois através de atitudes corretas estes estarão satisfeitos comos seus serviços, divulgaram suas qualidades e assim ampliará sua carteira de clientes.
Estes avanços revelam como eles são indispensáveis para o desenvolvimento econômico e social do país, na qual aceitou o desafio de buscar o reconhecimento, enfrentando desafios através da evolução tecnológica e o cumprimento das obrigações exigidas pelo fisco e órgãos da classe.
Para a realização destasatividades é necessários se enquadrar nos parâmetros de acordo com o Código de Ética Profissional e os Princípios Contábeis, para não denegrir a imagem dos demais parceiros contadores. É dever deste, agir com diligencia e honestidade.
Este profissional é considerado um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade, onde demonstra suas habilidades ecompetências para atuar como um Gestor, Administrador, Diretor, Superior, Analista, entre outros. Desenvolvendo pessoas para tornarem aptas a exercerem funções com muita responsabilidade e atenção através de analises de documentos para no futuro não prejudicarem aos seus clientes.




1. Conceito de um Gestor

O gestor é o profissional que esta diretamente ligado a liderança de um grupo em umadeterminada organização, ele esta comprometido com a definição de metas e estratégias para se alcançar um determinado objetivo, em outras palavras, o gestor é peça chave para o bom funcionamento de um grupo, uma organização ou empresa.
Um bom gestor possui conhecimento nas mais variadas áreas, é ele quem analisa as propostas designadas para a organização e as executa por meio de planejamentos,organização, liderança, direção e controle, com intuito de alcançar os referidos objetivos, ele programa e coordena a execução dos planos, delegando aos seus subordinados as atividades nas quais contribuirá para obter resultados esperados através de constantes avaliações.
Para alguns profissionais, agilidade, conhecimento do negócio, capacidade de adaptação às mudanças, credibilidade pessoal erespeito as diversas culturas são imprescindíveis para um bom gestor, independente da área que irá atuar.
Quem trabalha precisa de estímulo, motivação, valorização e reconhecimento, senão não vai produzir tanto quanto poderia. Esse papel cabe ao gestor, que na prática assegura o retorno sobre o investimento. Como podemos ver, um gestor é a base, o pilar de um grupo em uma organização, portanto, alemdas principais características mencionadas ele deve estar atento em outros pontos extremamente importantes, como:
 Ser objetivo, justo e basear em fatos;
 Deixar a sua equipe participar das decisões difíceis;
 Falar com freqüência - e pessoalmente;
 Ser criativo na redução de custos;
 Ser você mesmo;
 Não desistir do desenvolvimento profissional;
 Manter-se no planejamento;
 Olharpara o futuro.




2. Evolução do Conceito

Antigamente o conceito de Gestor Contábil era apenas aquele responsável por cuidar da escrituração dos livros obrigatórios hoje esta profissão tornou-se muito mais abrangente e conseqüentemente ganhou maior destaque, isso porque a sociedade reconhece que atualmente a saúde das organizações depende das habilidades, competências e atuação deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as competências do gestor
  • Competências de um gestor
  • Competencias gestor portfolio
  • competencias gerenciais do gestor de vendas
  • Desafios e Competências do Gestor
  • As competências do Gestor na Administração de Conflitos
  • Competências do gestor de rh
  • Competências do gestor público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!