competência profissionais

Páginas: 9 (2112 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO PADRÃO - SERVIÇO SOCIAL






AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO SERVIÇO SOCIAL











CAMPO GRANDE/MS
Abril/2014





UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO PADRÃO - SERVIÇO SOCIAL















AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO SERVIÇO SOCIALTrabalho referente às Atividades Práticas Supervisionadas, do 7º semestre de Serviço Social, disciplina de Competências Profissionais, da Universidade Anhanguera -UNIDERP – Centro de Educação a Distância – Pólo Padrão/MS. Sob a orientação da Professora: Ghislane Kuehn.





CAMPO GRANDE/MS
Abril/2014
INTRODUÇÃO
Nesta Atividade de práticas Supervisionadas será abortado um breve relatosobre a Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão, publicada no Diário Oficial da União de 08 de junho de 1993, a Lei 8.662/93 dispõe sobre a profissão de Assistente Social, já com a alteração trazida pela Lei nº 12.317, de 26 de agosto de 2010. Além do Movimento de Reconceituação as conseqüências e mudanças desencadeadas a partir daí.
Outra questão abortada é sobre a criação e o funcionamentodos Conselhos de fiscalização das profissões no Brasil na década de 50, e a regulamentação da profissão feita pelo Estado. 
Discorremos sobre o papel do assistente social na atualidade e as dificuldades encontradas na profissão, e seus desafios na contemporaneidade, cuja prática profissional se insere no âmbito da correlação de poderes e forças sociais presentes na sociedade capitalista.
E o quemuda com a Resolução CFESS Nº 569, de 25 de março de 2010 que fala sobre a vedação da realização de terapias associadas ao título e /ou ao exercício profissional do assistente social com essa resolução.
E por fim o fortalecimento entre as competências profissionais, articuladas e bem como as discussões acerca da confrontação prática dos elementos teóricos, na busca do fortalecimento daprofissional.


















Lei 8.662, de 07 de junho de 1993
Assistente Social e suas atribuições

Publicada em 08 de junho de 1993 a Lei 8.662/1993 dispõe sobre a profissão de Assistente Social, trazendo em si a alteração na Lei n° 12.317, de 26 de agosto de 2010. Dentre as competências dos assistentes sociais destacaremos as seguintes:
Elaborar, implementar, executar e avaliarpolíticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; 
Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; 
Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população; 
Orientar indivíduos egrupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; 
Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais; 
Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;
Já a criação e o funcionamento dos Conselhos defiscalização das profissões no Brasil surgiram em meados dos anos de 1950, sendo então o Serviço Social umas das primeiras profissões da área social a ter a sua lei de regulamentação profissional aprovada, a Lei 3252 de 27 de agosto de 1957, regulamentada pelo Decreto 994 de 15 de maio de 1962. Sendo esse decreto que determinou em seu artigo 6º, que a disciplina e fiscalização do exercício daprofissão de Assistente Social em todo o território nacional caberiam ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), hoje CFESS E CRESS.
No início os Conselhos se constituíam entidades autoritárias que de quase nada contribuía pela aproximação dos profissionais do serviço social da categoria. A fiscalização, no entanto se dava apenas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • competencias profissionais
  • competencia profissionais
  • competências profissionais
  • Competencias Profissionais
  • Competências Profissionais
  • Competências Profissionais
  • competencias profissional
  • Competências Profissionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!