Competência básica - formação pela escola

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
AUTORAS:
Gilmara Maria Oliviero de Camargo Freitas (Turma:Simone)
Ilda Gomes de Oliveira (Turma: Christiane)




Londrina/agosto/2011



1. INTRODUÇÃO

Tomando como referência o relevante papel da educação para o desenvolvimento do país em seus aspectos: econômico, tecnológico, científico e social; bem como sua importância na formação integral do indivíduo preparando-o para atuarcriticamente, conscientemente e profissionalmente numa sociedade competitiva, que exige além de mão de obra qualificada, dinamismo e empreendedorismo como requisitos essenciais para o ingresso no mercado de trabalho, é que o governo traça suas políticas educacionais a partir de algumas diretrizes:

• Elevação do nível de escolaridade;
• Melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis emodalidades;
• Diminuição do índice de analfabetismo;
• Democratização da gestão do ensino público;
• Garantir o acesso e a permanência do estudante na escola como forma de diminuir as desigualdades sociais e raciais;
• Valorização dos profissionais da educação.

O FNDE exerce função primordial na execução das políticas públicas educacionais, políticas essas que se concretizam, através daimplementação de programas e ações específicas que buscam contribuir para a melhoria do ensino, provendo os entes federativos de recursos garantindo com isso educação de qualidade com acesso a todos.

Em nosso município muitos dos programais do FNDE são implementados tais como:
PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar;
PNLD- Programa Nacional do Livro Didático;
PNLA- Programa Nacional do LivroDidático para a Educação de Jovens e Adultos;
PDDE- Programa Dinheiro Direto na Escola;
PTE- Programas de Transporte do Escolar;
PNATE – Programa Nacional de Atendimento ao Transporte Escolar.

Neste trabalho iremos focar no PNLD – Programa Nacional do Livro Didático. Nossa escolha se deu ao fato deste programa ser o 2º maior do FNDE e que tem como objetivo distribuir, gratuitamente, livrosdidáticos aos alunos do ensino público fundamental no tempo certo, na quantidade certa e com a especificidade solicitada.
Os livros didáticos são distribuídos gratuitamente para os alunos de todas as séries da Educação Básica da rede pública e para os matriculados em classes do programa Brasil Alfabetizado. Também são beneficiados, por meio do programa do livro didático em Braille, os estudantescegos ou com deficiência visual, os alunos das escolas de Educação Especial públicas e das instituições privadas definidas pelo censo escolar como comunitárias e filantrópicas.
Cada aluno do ensino fundamental tem direito a um exemplar das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, que serão estudadas durante o ano letivo. Além desses livros, os estudantes doprimeiro ano recebem uma cartilha de alfabetização. No ensino médio, cada aluno recebe um exemplar das disciplinas de Português, Matemática, História, Biologia, Química, Geografia e física.
O FNDE executa diretamente os programas, não havendo repasse de recursos para as aquisições de livros, que são realizadas de forma centralizada. Depois da compra, eles são enviados aos estados, municípios,entidades comunitárias e filantrópicas e entidades parceiras do Brasil Alfabetizado.
A definição do quantitativo de exemplares a ser adquirido para as escolas estaduais, municipais e do Distrito Federal é feita com base no censo escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec), que serve de parâmetro para todas as ações do FNDE.
Os resultadosdo processo de escolha são publicados no Diário Oficial da União, para conhecimento dos estados e municípios. Em caso de desconformidade, os estados e municípios podem solicitar alterações, desde que devidamente comprovada a ocorrência de erro.
Todos os programas de livros didáticos são mantidos pelo FNDE com recursos financeiros do Orçamento Geral da União, sendo a maior parte da arrecadação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação pela escola- competencias básicas
  • FORMAÇÃO PELA ESCOLA COMPETÊNCIAS BÁSICAS
  • FORMAÇÃO PELA ESCOLA
  • Competências básicas do formação pela escola
  • FORMAÇÃO PELA ESCOLA-COMPETÊNCIAS BÁSICAS
  • FNDE FORMAÇÃO PELA ESCOLA MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS
  • Formação pela escola trabalho final
  • Trabalho final competencias básicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!