CompCompra 01

6919 palavras 28 páginas
(1)

A Sociedade de Consumo

Você já deve ter ouvido dizer que vivemos em uma “sociedade de consumo” e não deve ter tido dificuldades de entender o que isso significa. Afinal de contas você, como qualquer outra pessoa, está acostumado a adquirir bens e serviços. Basta uma análise rápida nas suas atividades do dia de hoje para constatar a quantidade de bens e serviços que você adquiriu: um meio de transporte, algum tipo de alimentação, um veículo de informação como um jornal, ou revista, ou mesmo internet, e, porque não enumerar também, este curso no qual se matriculou e que está apenas começando?
Sem as relações de consumo, seria impossível estarmos juntos agora, estudando esses fatos. Aliás, será que seria possível imaginar a nossa sociedade sem o consumo?
Nos tempos atuais, a nossa sociedade é baseada na produção e no consumo de bens e serviços. Contudo, consumir é muito mais do que comprar objetos e utilizá-los. O consu-

mo traz implicações na maneira como vivemos e esses efeitos vêm sendo estudados por diversos autores nas últimas décadas. Você verá que existe muito mais que uma simples relação comercial envolvida no ato de dos meios de transporte a fim de escoar a produção, o desenvolvimento da produzir, vender e comprar bens e serviços.

1.1
P rimórdios da sociedade de consumo Desde que a Revolução Industrial mudou o modo de vida e de relações entre as pessoas, os grupos sociais e até mesmo os países, o consumo passou a ser considerado um fator importante na sociedade. O incremento dos meios de produção levou ao aumento da quantidade de mercadorias fabricadas e estocadas. Esses produtos precisavam chegar aos mercados consumidores. Além do desenvolvimento propaganda e do marketing impulsionaram a divulgação dos produtos e o convencimento dos consumidores de que eles eram necessários para a sua vida.
Segundo Schweriner (2006), foi a partir da segunda metade do Século XX, após a segunda Guerra Mundial, que a

Comportamento de compra e consumo

16

Sociedade

Relacionados