compatibilização

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA DE PROJETO ARQUITETÔNICO - TÓPICOS EXECUTIVOS




COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETO EM EDIFÍCIO TÉRREO - CRECHE



CAROLINE MONTES, NATHALIA ESPINDOLA,PAULO HENRIQUE, RENATA SOUSA E ROBERTO CARVALHO.





GOIÂNIA
2014

CAROLINE MONTES, NATHALIA ESPINDOLA, PAULO HENRIQUE, RENATA SOUSA E ROBERTO CARVALHO.COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETO EM EDIFÍCIO TÉRREO - CRECHE
Relatório apresentado ao professor Paulo Lins,
como requisito parcial para obtenção da nota da NP1 do curso de arquitetura e urbanismo da ma- téria de projeto arquitetônico- tópicos executivos.
Orientador: Paulo Lins









Goiânia
2014

INTRODUÇÃO
1.1 JUSTIFICATIVA
A partir da décadade 40 iniciou-se um processo acelerado de urbanização da população brasileira. A "virada" do Brasil rural para o Brasil urbano deu-se na década de 60 e este êxodo rural foi impulsionado por vários fatores, entre eles a industrialização do Brasil, a estrutura fundiária, o poder atrativo das cidades no que se refere a empregos e serviços de saúde. Estes fatores trouxeram para as cidades a cada ano umnúmero crescente de pessoas e uma demanda crescente por moradias e por espaços urbanos. Em decorrência disso em meados dos anos 60, ocorreu uma forte demanda imobiliária, que provocou o aparecimento de escritórios técnicos especializados em arquitetura, estrutura e instalações. mudando o processo de desenvolvimento de projetos. Os profissionais que trabalhavam anteriormente em conjunto dentro depequenas empresas que projetavam e construíam, e naturalmente coordenavam o desenvolvimento dos seus trabalhos, passaram então a trabalhar isoladamente. A falta de racionalização observada hoje em grande números de obras é resultado da separação entre o projeto e a execução, reflexo do desenvolvimento do setor nos últimos 30 anos. Esta falta de racionalização trouxe para a construção civil noBrasil a rotulação de um setor atrasado, quando comparado a outros setores da indústria, devido principalmente a baixa produtividade, que tem como origem os desperdícios de materiais, mão de obra desqualificada e baixo nível de industrialização, afetando diretamente o produto final. Devido isso foi criado a idéia e os softers para realizarmos a compatibilização dos projetos, evitandotodos esses desgastes.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Estudar e diagnosticar o processo de compatibilização de projetos.
1.2.2 Objetivos Específicos
Analisar os procedimentos empregados no desenvolvimento dos projetos, com ênfase na conformidade da representação gráfica dos mesmos e compatibilização com base na tecnologia CAD.
1.3 COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETO
1.3.1 Conceito deCompatibilização
A compatibilização de projetos como resultado da integração das interfaces dos vários projetos de arquitetura e complementares de edifícios, tem sido considerado como a melhor abordagem para resolver com sucesso os problemas históricos da fragmentação dos projetos do sub-setor de edificações e com isso reduzir ou eliminar alguns dos seus principais problemas, as interferências físicas, perdasde funcionalidades e recursos decorrentes de incompatibilidade de projetos.Esta abordagem envolve a utilização de meios para gerenciar e manipular dados, tanto geométricos quanto não geométricos, facilitando assim o planejamento, a concepção e a construção através de um processo integrado. Do ponto de vista da compatibilização de projetos, inúmeras são suas definições, fundamentadas em váriosestudos realizados. Em geral todos relacionados com o bom desempenho do projeto em termos de tempo, custo e qualidade. Caminhando no sentido de que a compatibilização é um procedimento que deve ser realizado no âmbito da coordenação de projetos, sendo portanto, umfator importante na melhoria da construtibilidade e da racionalização construtiva. A compatibilização inicia na fase de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compatibilização de Projetos
  • Compatibilização de projetos
  • Compatibilização de Projetos
  • COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
  • COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
  • compatibilização de projetos
  • COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
  • Compatibilização de projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!