Compasso E Esquadro Terceiro Trabalho Rodrigo Innocente

559 palavras 3 páginas
À GDGADU

VM
IIr 1º e 2º VVig
Demais IIr COMPASSO E ESQUADRO

COMPASSO
É um dos principais instrumentos de trabalhos exigidos na Ciência Arquitetônica. É considerado uma das Joias que se colocam sobre o Livro Sagrado existente no Altar.
O instrumento é simples, consistindo em duas hastes unidas em um ponto de suas extremidades, denominado “testa” ou “cabeça”. Desconhece-se sua origem, porém, antes de surgir, o homem que calculava, para obter o Círculo, fixava na Prancheta com um “espinho”, o “cordel”; na extremidade colocava um pedaço de carvão ou de giz, e com um movimento circular desenhava o Círculo, obtendo dessa figura geométrica a partida para outros cálculos, usando a Régua.
A combinação do Compasso com o Esquadro simboliza não só na Maçonaria, mas em qualquer Instituição análoga ou religiosa, iniciática ou mística, o equilíbrio e a vida correta, a medida de um homem justo e o símbolo do próprio Deus.
É o símbolo da Justiça, pois a retidão traçada pelo Esquadro divide a Circunferência em partes exatas, demonstrando que no Universo, o traçado em círculos define a rotação dos Astros e o caminho através do Cosmos ao Infinito.
Conta-se que ao grande pintor e astrônomo Giotto, pretendendo-se habilitar a um cargo público, foi pedido que apresentasse um desenho. Ele pediu uma folha de papel em branco, apôs em seu centro um ponto, e com a mão livre desenhou um círculo; medido, foi encontrado perfeito. Desse evento, concluiu-se que o homem, por natureza, é dotado de um “Compasso”, podendo, sem qualquer instrumento, “imitar o Círculo natural da Vida”.
O Compasso é a Joia do Mestre, como a Régua do Aprendiz e o Esquadro do Companheiro.
O traçado do Compasso obedece às regras da geometria, pois de conformidade com a sua abertura, calculada em graus, traçará Círculos maiores ou menores; contudo, até um Compasso tem seus limites, pois o traçado fica na dependência do tamanho de suas hastes e abertura em graus.

ESQUADRO
Instrumento que compõe a tríade:

Relacionados