Compare as respostas

Páginas: 9 (2009 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
O cromo é o vigésimo primeiro elemento mais abundante na crosta terrestre, em peso. Sendo assim é produzido em grande escala e empregado em grandes quantidades em ligas de ferro e com metais não-ferrosos além da eletrodeposição. A principal fonte de obtenção de cromo é o minério de ferro cromado. O cromo encontra-se à venda, principalmente sob a forma de cromato e dicromato de sódio e depotássio, obtidos a partir do minério. O único minério de cromo de importância industrial é a cromita, FeCr2O4 . Ela é o análogo de cromo da magnetita, Fe3O4 . A cromita tem um leve brilho e um aspecto semelhante ao piche, com tons de marrom na cor. Ela pode ser ligeiramente magnética. A produção mundial de cromita em 1988 foi de 11,7 milhões de toneladas, sendo os principais produtores a África do Sul(36%), a ex-URSS (28%), Turquia (7%), Índia (6,5%), Albânia (6%) e Finlândia e Zimbábue (5% cada).
O cromo é obtido em duas formas: ferrocromo e o metal cromo puro, dependendo do uso que se destina. O ferrocromo é uma liga contendo Fe, Cr, e C. Em 1988 foram produzidas 3,3 milhões de toneladas de ferrocromo. É obtido reduzindo a cromita com C. É empregado na obtenção de muitas ligas de ferro,incluindo o aço inoxidável e o aço-cromo, muito duro.
FeCr2O4 + C =(forno elétrico)=> (Fe + 2Cr) + 4CO
Como o metal é quebradiço, raramente é usado como metal puro, porém o é para preparar ligas não-ferrosas. Em outro uso, o Cr2O3 é dissolvido com ácido sulfúrico e depositado eletroliticamente sobre a superfície de um metal. Isso protege o metal da corrosão e lhe comunica um aspecto brilhante.Outra aplicação desta substância é a aplicação sobre revestimentos de zinco, no qual recebe o nome de camadas de conversão. O Cr é inerte ou passivo a baixas temperaturas, por ser revestido por uma camada superficial de óxido, assemelhando-se ao titânio, vanádio e alumínio. Por causa deste comportamento passivo, o Cr é extensivamente usado em eletrodeposição sobre o ferro e outros metais paraevitar a corrosão. Ele é solúvel em Hcl e H2SO4, mas torna-se passivo frente a HNO3 ou água-régia.
Cromatos e dicromatos
O cromato de sódio é um sólido amarelo, que a rigor deveria ser chamado de cromato (VI) de sódio. Sua preparação a partir da cromita com NaOH e oxidação com o ar já foi descrita acima. Porém, pode ser também preparado por fusão com Na2CO3:
4FeCr2O4 + 8Na2CO3 + 7O2 =>8Na2CrO4 + 2Fe2O3 + 8CO2
Ele é bastante solúvel em água e é um forte agente oxidante.
O dicromato de sódio é um sólido de cor laranja, obtido por acidulação de uma solução de cromato. O dicromato é menos solúvel em água, e é muito usado como agente oxidante. Na análise volumétrica prefere-se o uso do dicromato de potássio no lugar de dicromato de sódio, pois o composto de sódio é higroscópico, enquantoque o composto de potássio não o é.
Provavelmente, o uso mais importante do cromo é a produção de ácidos especiais. Ele é adicionado ao aço sob a forma de liga com o ferro, conhecido como ferro-cromo (contendo 40 a 80% de cromo), que se prepara quer pelo processo da aluminotermia, quer reduzindo-se uma mistura de óxidos de ferro e de cromo, num forno elétrico, com carbono. O aço inoxidável éconstituído por uma liga contendo aproximadamente 84% de ferro, 13% de cromo e 1% de níquel. Um aço ao cromo, com 1 a 1,5% de  carbono e 2,5 a 4% de cromo, é tão duro que não pode ser trabalhado pelos aços endurecidos das ferramentas ordinárias, de modo que ele é à prova de perfuração. Usa-se na fabricação de caixas de segurança à prova de roubo, revestimento dos pilões de trituradores, ligações dostrilhos de estrada de ferro, etc. O aço ao cromo e ao vanário é muito duro e resistente, sendo usado, atualmente, na fabricação de engrenagens, molas, eixos de transmissão, rodas de locomotivas, etc. Possui a propriedade muito importante de poder variar surpeendentemente suas características, pelo tratamento térmico. Os aços ao cromo-níquel são usados na fabricação de chapas para blindagem; e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compare as Respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as Respostas
  • Compare as Respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as Respostas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!