Comparação entre o Relatorio Meadows, Relatorio bruntland e rascunho Zero

929 palavras 4 páginas
O Relatório Meadows, foi elaborado por Donnela Meadows, Dennis Meadows, Jørgen Randers e William Behrens, no Clube de Roma, na década de 70. A pedido do Clube de Roma, onde relata sobre a dinâmica da expansão Humana e o impacto da produção sobre os recursos naturais. Onde aborda os problemas crucias para o futuro desenvolvimento da humanidade como: Energia, poluição, saneamento, saúde, ambiente, tecnologia, crescimento populacional e muitos outros.
Chegaram à conclusão que se o crescimento populacional e com ele a industrialização, poluição, a produção de alimentos, o uso de recursos naturais não mudassem o planeta terra não suportaria, e chegaria ao limite do seu crescimento dentro dos próximos 100 anos. Com o planeta Terra chegando ao seu limite teria como consequência o esgotamento dos seus recursos naturais, que implicaria um súbito e incontrolável declínio da população como na sua capacidade industrial. O Relatório Meadows tinha como finalidade alerta a população dos riscos que corriam se devidas atitudes não fossem tomadas.
No inicio na década de 1982, a ONU retomou as discussões sobre as questões ambientais. Onde surgiu o Relatorio Bruntland – Nosso Futuro comum, que foi apresentado em 1987, aonde veio acrescentar e reafirma as questões abordadas pelo Relatório Meadows. O mesmo propôs o desenvolvimento sustentável, que define como: o desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras atenderem as suas necessidades. O documento apresentou conceitos novos para a época, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio, mostrou grande preocupação com a velocidade das mudanças, que ultrapassava a capacidade das disciplinas cientificas e as habilidades de avaliar e propor soluções. Mostrou a necessidade de uma nova relação “ser humano-meio ambiente”, pois estava ocorrendo a incompatibilidade entre o desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo.
Seriam necessárias soluções adequadas para

Relacionados