Comparação entre a atual Legislação e o Codigo de Amurabi e a lei das 12 tabuas

762 palavras 4 páginas
Código Civil
Código de Hamurabi
1. Se alguém enganar a outrem, difamando a esta outrem esta pessoa, e este outrem não puder provar, então que aquele que enganou deve ser condenado a morte
Artigo 180 do código penal: Quem, dirigindo-se a terceiros, imputar a outra pessoa, mesmo sob forma suspeita, um facto, ou fomular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou uma consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até de 240 dias.
6. Se alguém roubar a propriedade de um templo ou corte, ele deve ser condenado á morte, e também aquele que receber o produto do roubo do ladrão deve ser igualmente condenado à morte.
Artigo 155 do código penal: Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel.
Pena: Reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
14. Se alguém roubar o filho menor de outrem, este alguém deve ser condenado à morte.
Artigo 249 código penal: Subtrair menor de dezoito anos ou interdito ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou de ordem judicial;
Pena: Detenção, de dois meses a dois anos, se o fato não constitui elemento de outro crime.
22. Se tiver cometendo um roubo e for pego em flagrante, então ele deverá ser condenado à morte.
Artigo 301 do código processual penal: Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. Flagrante facultativo e compulsório.
137. Se um homem quiser se separar de uma mulher ou esposa que lhe deu filhos, então ele deve dar de volta o dote de sua esposa e parte do usufruto do campo, jardim e casa para que ela possa criar os filhos. Quando ela tiver criado os filhos uma parte do que foi dado aos filhos deve ser dada a ela, e esta parte deve ser igual a de um filho. A esposa poderá então se casar com quem quiser.
Artigo 226 constituição federal: 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.
154. Se um homem for culpado de incesto com sua

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas