COMPARAÇÃO ENTRE OS LIVROS DE ESDRAS E NEENIAS

451 palavras 2 páginas
TATIANE SILVA SANTANA

COMPARAÇÃO ENTRE OS LIVROS DE ESDRAS E NEEMIAS

ARAGUAÍNA-TO
2014
TATIANE SILVA SANTANA

COMPARAÇÃO ENTRE OS LIVROS DE ESDRAS E NEEMIAS

Avaliação apresentada ao Seminário Teológico Batista do Tocantins como requisito parcial de avaliação da disciplina de Antigo Testamento 2, ministrada pelo professor Pr. Edvaldo Araújo.

ARAGUAÍNA-TO
2014
COMPARAÇÃO ENTRE OS LIVROS DE ESDRAS E NEEMIAS

O povo Judeu foi feito cativo por Nabucodonozor rei da Babilônia. Os livros de Esdras e Neemias apresentam situações semelhantes em suas narrativas ambos os livros narram à história do povo judeu no final e após o cativeiro na Babilônia, o retorno do exílio e a reconstrução do templo e dos muros em Jerusalém. Além disso, os livros evidenciam em seus escritos pontos em comum, como, a ação de um Deus Poderoso na história de Israel.
A invasão babilônica foi completamente desastrosa ao povo judeu, eles saquearam Jerusalém, levou o povo cativo, além de removerem tudo o que tornava Judá politicamente viável. Os livros de Esdras e Neemias abrangem juntos pouco mais do que cem anos de história. A narrativa de um livro e outro não são continuas, pois, se centraliza em derredor de três situações. Primeiramente houve os desafios para a reedificação do templo ordenada por Ciro nos dias de Zorobabel, narrado em Esdras de 1-6, a reedificação foi interrompida por causa de conspiração dos inimigos de Jerusalém, e somente depois foi retomada, por outra expedição que novamente partiu da Babilônia, desta vez dirigida por Esdras, que era um escriba entendido na Leis de Moisés, e foi comissionado pelo imperador para fazer valer esta lei. Esdras foi um consolidador e reformador e lidou com problemas que surgiram como casamentos entre israelitas e não israelitas e

Relacionados

  • 2865828801/16
    12049 palavras | 49 páginas