Comparação do sistema tegumantar de humanos e anfibios

1021 palavras 5 páginas
Anfibios

Não possuem pêlos nem escamas externas. São incapazes de manter constante a temperatura de seu corpo, por isso são chamados animais de sangue frio (pecilotérmicos).

A pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas, através da respiração, permite-lhes, a absorção de água, que funciona como defesa orgânica. Quando estão com "sede", os anfíbios encostam a região ventral de seu corpo na água e a absorvem pela pele.

As glândulas em sua pele são de dois tipos: mucosas, que produzem muco, e serosas, que produzem veneno. Todo o anfíbio produz substâncias tóxicas. Existem espécies mais e menos tóxicas e os acidentes com humanos somente acontecerão se essas substâncias entrarem em contato com as mucosas ou sangue.

Humanos
O sistema tegumentar é um sistema de órgãos que consiste na pele, cabelos, unhas e glândulas exócrinas.
A pele é de apenas alguns milímetros de espessura, mas é de longe o maior órgão do corpo.
A pele da pessoa média pesa 10 quilos e tem uma superfície de cerca de 20 metros quadrados.
A Pele forma o revestimento externo do corpo e uma barreira para proteger o corpo de produtos químicos, doença, luz UV e danos físicos.
O Cabelo e as unhas estender a partir da pele para reforçar a pele e protegê-la contra dano ambiental. As glândulas exócrinas do sistema tegumentar produzem suor, óleo e cera para esfriar, proteger e hidratar a superfície da pele.
Funções do Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar tem muitas funções, a maioria dos quais estão envolvidos em proteger e regular as funções internas do seu corpo em uma variedade de formas:
Protege os tecidos vivos internos do corpo e órgãos
Protege contra a invasão por organismos infecciosos
Protege o organismo da desidratação
Protege o organismo contra mudanças bruscas de temperatura
Ajuda a eliminar os resíduos
Atua como um receptor para o toque, pressão, dor, calor, frio.
A Pele

A pele é o maior órgão do corpo, com uma área de superfície de 18 pés quadrados. Suas

Relacionados