Comparação de documentos históricos - Revolução Pernanbucana

765 palavras 4 páginas
Revolução Pernambucana
A partir de 1815 foram nomeados por D. João governadores para as regiões do Brasil, Caetano Pinto foi o escolhido para gerenciar Pernambuco. Tal governador tinha origem do sudeste, o que gerava um descontentamento no povo (população de Pernambuco), pois não se sentiam totalmente representados, já que o mesmo não era familiarizado com a região e não a conhecia por inteiro.
O Rio de Janeiro passou a cobrar impostos do nordeste para ser usufruído apenas pelo mesmo, como por exemplo, o imposto de iluminação pública do RJ que contribuía para um aumento das dificuldades da economia regional nordestina. Começou-se, com isso, um questionamento do por que somente o nordeste pagaria por tais impostos e assim parte da elite nordestina (advogados, jornalistas, médicos, religiosos, etc) se reuniam para criticar o governo do RJ.
Esses foram alguns motivos para que a Revolução acontecesse, além disso, Pernambuco tinha interesse em se separar do Brasil e juntar-se a Portugal, pois acreditava que o restante Brasil estava prejudicando a nação (Pernambuco) porque o RJ não colaborava para o desenvolvimento das demais regiões do país.
Com todas essas críticas ao governo do Rio de Janeiro, Caetano faz uma lista de traidores para mandar para o mesmo, então grande maioria é presa no dia seguinte. Caetano foge para o Rio de Janeiro e é instalado um governo provisório com foco em abolir impostos vindos do RJ e tornar o Nordeste independente.
Segundo o documento "Preciso" de José Luiz de Mendonça, publicado em 10 de março de 1817. Há longo tempo Pernambuco vinha sofrendo com a administração do governador Caetano com, sofrendo com impostos esdrúxulos e prejudicando seu povo, população pernambucana e oprimindo seus direitos, colocando a elite pernambucana como traidores de Portugal. Essa série de revoltas resultou numa revolução, que segundo José Luiz "Mais pareceu festejo de paz que tumulto de guerra".
Com menos idealismo e mais atitude, em poucos dias, o

Relacionados

  • Apostila
    69107 palavras | 277 páginas