Comparação da eficiência de métodos de amostargem ao método de área fixa: prodan, bitterlich e strand.

2124 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

O método de amostragem a seleção dos indivíduos é feita proporcional a área da unidade de amostra e, consequentemente, à frequência dos indivíduos que nela ocorre, conforme explicam Péllico Neto e Brena (1997). Tudo que é coletado numa unidade amostral de área fixa é extrapolado para a unidade de área (hectare). É o método mais antigo, conhecido e utilizado pelos profissionais envolvidos com inventários florestais.
Existem algumas alternativas ao método de área fixa, que constituem uma opção ideal à alguns tipos de inventários, especialmente quando se deseja rapidez e eficiência. Esse é o caso de alguns inventários rápidos de estoque ou do tipo “pré-corte”. Assim, pode-se citar algumas opções de métodos de amostragem com potencial de uso, como: o Método de Bitterlich, Método de Strand e Método de Prodan (SANQUETtA et al. 2009).
No Método de Bitterlich a unidade amostral é estabelecida por meio de um giro de 360° a partir de um ponto de referencia e a seleção das arvores é efetuada com probabilidade à área basal, ou ao quadrado do diâmetro e a frequência, ou seja, a inclusão de um indivíduo na amostra é proporcional ao seu tamanho e frequência no ponto. O método de Prodan é também conhecido como o método das “seis arvores”, e segundo Sanquetta et al. (2009) é pouco utilizado em inventários florestais no Brasil, principalmente devido as desconhecimento de seu potencial de uso e eventuais vantagens comparativas em relação ao método tradicional de área fixa. Consiste em medir as cinco arvores mais próximas do ponto e também a sexta que é considerada a arvore marginal, ou seja, é contada como meia arvore. Péllico Neto e Brena (1997), o Método de Strand também é pouco utilizado no Brasil, e neste o critério probabilístico de seleção dos indivíduos se dá com proporcionalidade ao diâmetro, para o cálculo da área basal e do numero de arvores por hectare, e proporcionalidade à altura das arvores para se obter o volume e numero de arvores por hectare.
Desta

Relacionados