Comparativo

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
O presente texto tem por objetivo principal discorrer sobre a divergência de pensamento entre Nestor Goulart Reis Filho e Sergio Buarque de Holanda no que diz respeito ao processo de urbanização doBrasil no período colonial, através do método de instalação das vilas e suas repercussões formais.
Um dos pioneiros no estudo das vilas e cidades do Brasil Colônia, Reis Filho demonstra em sua teseuma perspectiva diferente em relação aos fatos até então tratados por Sergio Buarque, como uma análise sem grandes vínculos com o fato histórico. Buarque afirmava em seu livro “Raízes do Brasil” que osportugueses eram desleixados e que as vilas seguiam um traçado medieval. Dizia que “a cidade que os portugueses construíram no Brasil não é produto de uma reflexão, nem ela contradiz a conformaçãonatural do terreno. [...] (ela não tem) nenhum rigor, nenhuma metodologia, nenhuma previsão.”
Contrapondo esta posição, Reis Filho se aprofundou nos estudos das vilas e verificou que elas possuíamcerta regularidade, mas que esse desenho regular também dependia fortemente de determinações e interesses sócio-politicos.
As primeiras décadas da colonização brasileira foram marcadas por uma atuaçãoindireta portuguesa no efetivo desenvolvimento da colônia, dado o melhor retorno representado pelo comercio com as Índias. A fundação de vilas foi uma das atribuições transferidas para os donatários.Com a necessidade de centralização de controle, a partir da criação de um Governo Geral, em 1548, foi iniciada uma nova política colonizadora paralelamente ao sistema privado das capitaniashereditárias, pouco eficiente nos resultados alcançados. Com isso, surge uma verdadeira rede de cidades reais, as chamadas “cabeça de região”. O contraste entre as cidades desses dois momentos comprova a tese deNestor Goulart Reis Filho de que “a política de urbanização faz parte da política de colonização”, é uma etapa do processo colonizador. Sua tese é considerada um marco, modificando o tratamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um comparativo
  • Comparativo
  • Comparativo
  • Comparativos
  • comparativo
  • comparativo
  • Trabalho comparativo
  • Método comparativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!