Comparativo virtualização

Páginas: 17 (4123 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Virtualização

Virtualização pode ser definida como “uma técnica que combina ou divide recursos computacionais para prover um ou mais ambientes operacionais de execução (Nanda and Chiueh, 2005). Os ambientes criados através dessa técnica são chamados máquinas virtuais.
Qualquer pessoa que atualmente use um computador sabe que existe algo denominado de sistema operacional que, de alguma forma,controla os diversos dispositivos que o compõe. A definição clássica para sistema operacional, encontrada em vários livros, é a de uma camada de software inserida entre o hardware e as aplicações que executam tarefas para os usuários e cujo objetivo é tornar a utilização do computador, ao mesmo tempo, mais eficiente e conveniente (Silberschatz, 2001).
A utilização mais eficiente busca um maiorretorno no investimento feito no hardware. Maior eficiência significa mais trabalho obtido pelo mesmo hardware. Isso é obtido através da distribuição de seus recursos (espaço em memória principal, processador, espaço em disco, etc.) entre diferentes programas. Cada programa tem a ilusão de estar executando sozinho no computador quando na realidade ele está compartilhando com os demais. Umautilização mais conveniente do computador é obtida, escondendo-se do usuário detalhes de hardware, em especial, dos periféricos de entrada e saída. Tipicamente, isso é feito através da criação de recursos de mais alto nível oferecido através de interfaces gráficas. Por exemplo, os usuários usam espaço em disco através do conceito de arquivos, arquivos não existem no hardware. Eles formam um recurso criado apartir do que o hardware oferece. Genericamente, isso é denominado de virtualização de recursos.

1.1 Hypervisor

O Hypervisor ou Monitor de Máquina Virtual (VMM) é uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O VMM é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. É o Hypervisor que controla o acesso dos sistemasoperacionais visitantes aos dispositivos de hardware. É interessante ressaltar que o VMM não executa em modo usuário, pois é ele que deve executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional visitante (Menezes, 2008).

O monitor de máquinas virtuais também é conhecido como Hypervisor. O monitor podecriar uma ou mais máquinas virtuais sobre uma única máquina real (Laureano, 2006).

Tipos de Hypervisor

Virtualização do hardware – tecnologia utilizada diretamente no hardware do hospedeiro para controlando e administrando sistemas operacionais convidados. Um sistema operacional convidado, portanto, funciona em outro nível acima do Hypervisor. Alguns software que trabalham com tipo 1 são: VMWare ESXi e Citrix Xen Server.

Figura [ 1 ] - Virtualização deHardware - Fonte: Fernando (2011)

Virtualização de Sistema Operacionaldentro de um sistema operacional. Com a camada de Hypervisor como um nível de software distintos, sistemas operacionais de hóspedes de gerência no terceiro nível acima do hardware, Alguns softwares que trabalham com tipo 2 são: VMWare Workstation, Virtual Box e Xen.

Figura [ 2 ] - Virtualização Sistema Operacional - Fonte:Ricardo (2010)

Em sua essência a virtualização consiste em estender ou substituir um recurso ou uma interface existente por outro de modo a imitar um comportamento. Isso é ilustrado, de forma simplificada na Figura 1. Por exemplo, sobre o hardware do sistema computacional A é posto uma camada de software, o sistema operacional X, que fornece a ilusão de uma máquina virtual B para as aplicaçõesdo sistema operacional X. No entanto, uma dessas aplicações pode ser a implementação de uma máquina virtual C que, por sua vez, oferece um ambiente de execução para aplicações escritas para a máquina virtual C. Um exemplo prático disso, é a máquina virtual Java (JVM Java Virtual Machine) que permite que aplicações Java sejam executadas em qualquer sistema operacional que tenha a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Virtualização
  • Virtualizaçao
  • Virtualização
  • Virtualização
  • VIRTUALIZAÇÃO
  • Virtualização
  • Virtualização
  • Virtualização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!