COMPARATIVO ENTRE IDADE ANTIGA,MEDIA,MODERNA E CONTEMPORANEA

746 palavras 3 páginas
UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura
Curso – Psicologia
Turno – Noturno
Disciplina – Ética, política e sociedade
Docente – Carlos Carneiro
Discentes – Agamenon dos Santos, Elaine Brandão, Francinéia Gomes, Marise Monteiro, Sandra Balbino e Valdinéia Costa

1 – Estabeleça um comparativo entre as doutrinas éticas pertinentes a: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
Na Idade Antiga os grandes filósofos se preocupavam em estudar o ser, as questões sociais e morais. Sócrates é considerado o pai da chamada filosofia moral, mesmo sem deixar nenhum escrito. Ele dedicou-se na busca da verdade sem pretender ensinar e/ou aprender. Segundo Sócrates, a questão central da ética era a felicidade do ser humano.
Platão, discípulo de Sócrates, escreveu algumas obras de Sócrates e fixou que a moral é a arte de preparar o individuo para ser feliz e que a felicidade não está nesta terra (no plano terreno). Já Aristóteles, tem como principio da sua ética analisar o fim para o ser humano alcançar a felicidade. Epicuro, criador do epicurismo, tinha o pensamento de que a felicidade sem sabedoria, honestidade e justiça não seria possível e que deveria se cultivar as chamadas virtudes sociais: amizade, magnanimidade... Já o filosofo Zenão entendia que a verdadeira virtude é a grandeza do ser humano.
No período da Idade Média, quando o ser humano é considerado a imagem e semelhança de Deus o entendimento sobre ética e moral se modifica trazendo a tona a autonegação, a humildade e a disposição para obedecer. A autoridade de Deus regia as leis morais e ao ser humano restava a submissão as leis divinas. Surgem novas virtudes: a fé, a esperança e a caridade. São exemplo de grandes pensadores desse período Santo Agostinho (354 – 430), que viveu na época em que o cristianismo era o centro de tudo e a razão estava em decadência e Tomaz de Aquino (1225 – 1274), considerava a fé mais importante que a filosofia. Se anteriormente, na

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas