Comparativo entra as diferentes áreas almejadas pelos acadêmicos dos primeiro e quinto ano de ciências contábeis uioeste 2011.

2409 palavras 10 páginas
1. INTRODUÇÃO O ramo da contabilidade tem evoluído muito nos últimos anos, dentro desse contexto varias áreas de atuação possíveis a um contabilista formado tem surgido e ganho espaço no mercado de trabalho. Sendo assim uma análise foi efetuada para distinguir as áreas que os acadêmicos do primeiro e do quinto ano do curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE, essa analise foi feita de modo a saber quais as diferentes áreas escolhidas entres os acadêmicos do Primeiro e Quinto ano, para checar quais as diferentes áreas que tais acadêmicos escolheram para atuar dentro do leque de oportunidades que este curso oferece no mercado de trabalho. Com esta pesquisa será demonstrado as áreas de trabalho que cada acadêmico quer atuar e demonstrara a divergência entre os acadêmicos que estão iniciando o curso e os que estão para concluir, e demonstrará a mudanças de opiniões com a evolução do curso afetando as decisões das áreas que cada um atuara.

2. Referencial Teórico

Devido às mudanças que ocorreram na tecnologia, na gestão das empresas, na contabilidade, na legislação e também na economia e finanças é possível compreender que o nível de exigência é cada vez maior e mais diversificado, devendo o profissional estar preparado para atuar no mercado de trabalho. Moura e Silva (2003, p. 3) mencionam que “as empresas estão procurando profissionais cada vez mais especializados, que possuam uma visão generalista e sejam capazes de conectar fatos, acontecimentos em várias áreas e ajudar as empresas na consecução dos seus objetivos” Existem hoje inúmeras alternativas para a atuação do profissional contábil podendo ser nas empresas privadas, em órgãos públicos, na docência e também na atuação independente, como exemplos: contador geral, contador de custos, controller, auditor, cargo administrativo, contador, fiscal de tributos, professor, pesquisador, escritor, parecerista, consultor, perito contábil, empresário da contabilidade, etc. O profissional da

Relacionados