COMPARATIVO DE QUALIDADES FÍSIAS E SAÚDE MENTAL ENTRE IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO INDOOR E OUTDOOR

Páginas: 21 (5129 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014







KARINA RODRIGUES PEREIRA






QUALIDADES FÍSICAS E SAÚDE MENTAL ENTRE IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO INDOOR E OUTDOOR











BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2012
KARINA RODRIGUES PEREIRA







QUALIDADES FÍSICAS E SAÚDE MENTAL ENTRE IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO INDOOR E OUTDOOR



Artigo para a conclusão de curso, apresentado como requisito paraobtenção do título de Especialista em Fisiologia Avançada do Exercício e Personal Trainer pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro de Ciências Avançadas (CCA) com parceria com Academia Wave. Orientada pelo professor MSc. João Moura.










BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2012
QUALIDADES FÍSICAS E SAÚDE MENTAL ENTRE IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO INDOOR E OUTDOOR

1Karina Rodrigues Pereira2João Moura




RESUMO

A determinação de buscar hábitos saudáveis durante a vida é muito expressivo para que suceda um procedimento de envelhecimento com saúde. O objetivo deste estudo é abordar as questões referentes à prática de exercícios físicos na terceira idade e sua importância. Os objetivos específicos são de delinear os processos fisiológicos do envelhecimento, examinar de queforma esta prática melhora a qualidade de vida dos idosos, bem como verificar quais as atividades mais indicadas, relacionando as aptidões físicas, flexibilidade, agilidade, equilíbrio aos fatores psicológicos Trata-se de uma pesquisa descritiva e de levantamento de dados. Inicialmente sabe-se que a prática regular de exercícios físicos na terceira idade é essencial para que aconteça o processo deenvelhecimento com saúde, qualidade de vida e autonomia. As principais adaptações causadas pelos exercícios físicos no grupo investigado demonstram que nos praticantes de modalidades outdoor elhores resultados quando comparados com os praticantes de modadlidades indoor, sendo que nessas modalidades o fator flexibilidade teve maior benefício. As adaptações causadas no componente musculoesqueléticopelo exercício voltado para a qualidade física flexibilidade pode influenciar diretamente na agilidade, na postura, no equilíbrio e no estado de humor dos praticantes. A evolução da resistência geral física e de saúde mental dos praticantes também foi confirmada pelos resultados específicos obtidos nos testes físicos aplicados e também no feedback relatado pelos sujeitos através da aplicação eanálise do teste de Brums.

Palavras-chave: Qualidades Físicas; Maturidade; Exercício Físico, Saúde Mental..



CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Atualmente os estudos relacionados a idosos tem ampla discussão na comunidade científica, em razão da relevância social que essa faixa etária desperta na sociedade mundial. Paralelamente a esse crescimento ocorre um aumento na espectativa de vida do serhumano em escala mundial, no qual esse fenômeno é devido aos avanços crescentes nos serviços de saúde.
Concomitante a esse resultado surge questionamentos e indagações sobre as possibilidades e disponibilidades para que aconteça um envelhecimento saudável. (FERREIRA, NAJAR, 2005)
Através das pesquisas, observa-se que, mudanças em relação aos hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a práticade exercícios físicos, trazem inúmeros benefícios. No processo de envelhecimento podem ocorrer transformações relacionadas a diversos aspectos como perda de massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, bem como o aumento a gordura corporal. Portanto percebe-se que acontecem diversas modificações nos diversos sistemas do organismo, como por exemplo, na composição corporal,muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que levam a desenvolver implicações deficitárias, além do atraso das competências funcionais e alterações no funcionamento fisiológico (MCARDLE, et al., 2008).
Estar fisicamente ativo e praticar exercício físico regularmente podem ajudar a prevenir muitas doenças e problemas de saúde, portanto o objetivo desse estudo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de vida de idosos sedentários, praticantes de caminhada e de exercícios resistidos
  • Saude Mental E Qualidade De Vida
  • SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
  • Saude e qualidade de vida de idosos
  • Atividade Física e saúde mental do Idoso
  • Os benefícios da hidroginástica na saúde mental dos idosos.
  • Qualidade De Vida Entre Idosos Praticantes E N O Praticantes De Atividade Fisica
  • A importancia dos exercícios fisicos para a saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!