COMPARATIVO DA APLICAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS COAGULANTES SULFATO DE ALUMÍNIO E CLORETO FÉRRICO EM TRATAMENTO DE ÁGUA SUPERFICIAL

Páginas: 40 (9895 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária









BRAINER SIMAN PINTO






COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA DOS COAGULANTES SULFATO DE ALUMÍNIO E CLORETO FÉRRICO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA










Coronel Fabriciano
2013
BRAINER SIMAN PINTO









COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA DOS COAGULANTES SULFATODE ALUMÍNIO E CLORETO FÉRRICO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA






Trabalho de conclusão de curso apresentado à Área de Exatas, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Orientador: Henrique Simões Rosa Dutra


Coronel Fabriciano
2013BRAINER SIMAN PINTO



COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA DOS COAGULANTES SULFATO DE ALUMÍNIO E CLORETO FÉRRICO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA


Trabalho de conclusão de curso apresentado à Área de Exatas, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.Aprovado em 12 de dezembro de 2013 por:


Ana Elisa da Cruz Alves
Profº Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária / Unileste-MG


Viviane Macedo Reis Araújo
Profª Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária / Unileste-MG


Henrique Simões Rosa Dutra
Profº Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária / Unileste-MG
Orientador
RESUMO

Toda e qualquer água destinada ao consumo humano,deve atender aos parâmetros de qualidade descritos pela portaria n° 518/2004 do Ministério da Saúde. Dentre esses parâmetros pode-se citar: turbidez, contagem de micro-organismos específicos, cor, dentre outros. Contudo, os mananciais naturalmente, podem não atender a esses parâmetros, sendo então necessário submeter a água bruta a diferentes tratamentos. Atualmente, grande parte das estações detratamento de água realizam o tratamento denominado ciclo completo, que compreende as etapas de captação, mistura rápida, floculação, decantação, filtração e por ultimo a desinfecção, no qual são adicionados fluoretos e cloretos com a finalidade de eliminar micro-organismos ainda presentes. Na fase de mistura rápida, são adicionados agentes coagulantes cuja finalidade é agregar partículas emsuspensão, formando coágulos, que na etapa de floculação, irão compor os flocos que posteriormente serão decantados. Existem diferentes substâncias coagulantes, sendo o sulfato de alumínio e o cloreto férrico os mais utilizados. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência dos coagulantes citados quanto a sua capacidade de remoção de partículas em uma água bruta e determinar a melhorrelação custo-benefício. Foram realizados testes preliminares para ajuste de dosagem e concentração dos coagulantes. A determinação de turbidez foi o parâmetro considerado para verificar a eficiência de cada coagulante. Os resultados obtidos demonstraram que considerando-se os valores de turbidez residual iguais para ambos os coagulantes avaliados (99,9 %), o fator custo-benefício foi o parâmetro queinfluenciou na escolha do melhor coagulante. O sulfato de alumínio foi escolhido por apresentar um custo cerca de 68,67 % menor do que o cloreto férrico. Assim, conclui-se a importância de verificar a partir de estudos preliminares a eficiência do coagulante a ser utilizado, visto que pode-se obter a mesma eficiência na remoção de turbidez, com um menor custo.

Palavras-chaves: Coagulação,Agentes coagulantes, qualidade da água.





ABSTRACT

In the Vale do Aço Metropolitan Region the presence of iron and manganese in groundwater sources is one of the problems faced by the water concessionaire and also for families who have their own wells, since it is common the use of groundwater for human consumption.
Iron and manganese can cause yellowish color or blurred to water and...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sulfato de alumínio no tratamento da água
  • PRODUÇÃO DO COAGULANTE SULFATO FÉRRICO PARA O TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES A PARTIR DA PIRITA PRESENTE EM...
  • Avaliação das dosagens ótimas dos coagulantes hidroxi-cloreto de alumínio (pac) e sulfato de alumínio em ensaios...
  • TRATAMENTO CONVENCIONAL DE ÁGUAS SUPERFICIAIS
  • Estudo comparativo entre os efeitos do tanino e de um coagulante convencional sobre a filtração rápida usada no tratamento...
  • Uso das Sementes da Moringa Oleífera no tratamento de águas superficiais
  • Eficiencia dos Coagulantes
  • Eficiência de Coagulantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!