COMPARAO DE FRAMEWORKS PESISTENCIA

7704 palavras 31 páginas
1. INTRODUÇÃO
O uso da metodologia de orientação a objetos (OO) se proliferou no desenvolvimento de software, provocando uma mudança na estruturação e organização da informação. Contudo, a maioria das aplicações demanda o armazenamento e a recuperação de informações em um mecanismo de persistência. Devido à prevalência do banco de dados relacionais no gerenciamento de dados, seu uso é frequentemente exigido, em vez dos bancos de dados de objetos, pois é perceptível a maturidade e confiabilidade dos SGBD’ s adquirida após anos de desenvolvimento e ajustes de desempenho.
A lógica da aplicação, que representa os processos de negócio, é projetada e implementada utilizando ferramentas orientadas a objetos. Já a informação tratada pelos processos de negócio utiliza SQL (Structure of Query Language) para armazenar, recuperar e manipular dados em uma base de dados relacional. Portanto, cada informação recuperada deve passar por um processo de tradução de sua representação original para sua representação no modelo OO. Inversamente, para dados representados no modelo OO que devem ser persistidos, isto é, neste caso, gravados no banco de dados, deverá ocorrer à tradução da informação da representação OO para a representação relacional.
As propostas de solução para este desencontro tecnológico convergem para o conceito de uma camada de abstração de acesso a dados, diminuindo o acoplamento da aplicação em relação ao mecanismo de armazenamento de dados.
O desenvolvimento desse trabalho visa fornecer parâmetros aos desenvolvedores de sistemas quanto ao uso de frameworks de persistência, sendo o seu escopo limitado ao estudo de frameworks voltados ao desenvolvimento para ambientes desktops, e ainda uma noção de como desenvolver um programa com os frameworks em todos os métodos que envolvem a manipulação com bancos de dados relacionais, que seriam: inserirObjeto: possibilita inserir um novo objeto, já mapeado dentro do banco; excluirObjeto: traz a possibilidade de excluir um

Relacionados