Comparamos Os Aspectos Ortogr Ficos Do Portugu S Do Brasil Do S Culo XIX At O S Culo XXI Inclusive Sob As Perspectivas De Artigos Jornal Sticos Do S Culo XIX

386 palavras 2 páginas
VARIAÇÃO DA LÍNGUA
A língua, segundo Saussure é “o conjunto dos hábitos lingüísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender” (Saussure, p. 92). O que a torna um acervo linguístico. Ele ainda reforça dizendo que língua é “uma soma de sinais depositados em cada cérebro, mais ou menos como um dicionário cujos exemplares,todos idênticos, fossem repartidos entre os indivíduos” (Soussure, p. 27). E sendo a língua um acervo linguístico, ela sofre mudanças, pois toma para si toda a experiência histórica de um povo. Assim, português, acumulou um rico acervo linguístico e literário.
Para Saussure, a língua “é, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos” (p. 17); A língua é imutável. Ele continua dizendo que “a língua é um sistema de signos que exprimem ideias” (p. 24). . A língua por ser um sistema de signos homogêneo é considerada um sistema.
A fala, ao contrário da língua, por se constituir de atos individuais, é mutável. Os atos linguísticos individuais são infinitos, não é considerado um sistema.

ORTOGRAFIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO NO SÉCULO XIX

Comparamos os aspectos ortográficos do português do Brasil do século XIX até o século XXI inclusive sob as perspectivas de artigos jornalísticos do ano de 1857.
Nos séculos XVIII e XIX dominava a Pseudo-etimologia, em que se duplicavam as consoantes intervocálicas e símbolos exagerados, com o intuito de se aproximar do grego e do latim, a qual é contrária a própria evolução das palavras.
A principal característica deste período é o emprego de consoantes germinadas erroneamente, chamadas gregas, como o y, k e w. Inicia-se no século XVI e vai ate o ano de 1904, em que aparece a Ortografia Nacional de Gonçalves Viana.
CARACTÉRISTICAS DO PORTUGUÊS DO SECULO XIX QUE CAIU EM DESUSO
Os ditongos orais eram grafados com i ou y.
O uso do trema sempre que a vogal U soar

Relacionados