Comparação internacional para apuração e combate aos crimes transnacionais

Páginas: 15 (3529 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
COMPARAÇÃO INTERNACIONAL PARA APURAÇÃO E COMBATE AOS CRIMES TRANSNACIONAIS

SALVADOR
MARÇO/2013




SALVADOR
MARÇO/2013
INTRODUÇÃO

Tem havido, nas duas últimas décadas, um incremento da chamada internacionalização do direito penal, em especial por conta de novos instrumentos internacionais em matéria penal. Basicamente, essa internacionalização tem se referido a duas vertentesfundamentais: de um lado, a criminalização dos conflitos armados e, mais especificamente, das chamadas atrocidades; de outro, a proibição de formas mais organizadas de criminalidade, como o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a corrupção. Também se pode fazer referência a uma categoria intermediária, que ganhou muito relevo na última década: o terrorismo. Este, em realidade, teria um pouco deatrocidade e um pouco de forma organizada. Por esse motive, talvez esteja em uma posição limítrofe entre os dois subgrupos.
Em todos os continentes, o crime organizado se reformulou e se modernizou, pois nos dias de hoje, dificilmente há apenas um grande chefe que comanda os demais – como ocorriam antigamente em redes de máfias, como a italiana. O crime transnacional ocorre visando tráfico dedrogas, armas, pessoas e animais silvestres, apenas para citar alguns, e combatê-lo não é tarefa fácil, exigindo muito dos governos e suas politicas.
O Crime Organizado encontrou, ao longo dos tempos, um grande aliado na operacionalização e organização de suas atividade: a tecnologia . Com o surgimento de meios de comunicação mais rápidos, a informação passou a interligar, instantaneamente, váriospontos do nosso planeta, fazendo com que aquelas atividades ilícitas tornassem ainda mais abrangentes, ganhando caráter global, desconsiderando fronteiras geográficas ou quaisquer barreiras naturais. 
Uma vez que a organização criminosa estratégica mostrou-se bastante viável financeiramente, gerando lucros exorbitantes, a indústria do crime passou a dispôr de uma grande quantidade de capitalexcedente, pelo qual pôde financiar sua própria sofisticação e evolução tecnológica. 
A medida em que o tempo passa, as Associações Criminosas evoluem para uma sofisticação tecnológica tão acentuada que muitas das atividades empresariais lícitas não conseguem alcançar, ou pelo menos levarão anos, até mesmo séculos, para alcançar. 

CRIME ORGANIZADO TRANSACIONAL

Neste capítulo faremos uma breveexplanação acerca da origem , evolução e principais atuações do Crime Organizado no Mundo. Ainda neste capítulo, iremos abordar a importância da Máfia Italiana no histórico das organizações criminosas modernas. 

A origem do Crime Organizado não é algo fácil de ser levantado. No entanto, é certo que as organizações criminosas são tão antigas quanto à própria atividade criminosa. Ou seja, é bemprovável que essa origem esteja inter-relacionada com a origem do homem, tendo em vista sua capacidade de seguir ou não os objetivos sociais a eles impostos pela coletividade que o cerca (ressaltando que neste momento o termo "crime" assume o seu significado mais amplo). 
Entretanto, é de suma importância fazermos uma breve prévia do que mais adiante faremos com maior perspicácia, tal seja, salientaras dessemelhanças entre uma mera organização criminosa e o Crime Organização no sentido aqui tratado. Senão vejamos: para que qualquer crime logre êxito, é necessário que haja um mínimo de organização, pois não há como fazer qualquer coisa sem uma organização mínima. Há de haver, em qualquer situação, uma organização, ainda que mentalmente. 

Contudo, é importante frisarmos que para os finsobjetivados neste trabalho não faremos menção a atividades criminosas esparsas que, mesmo com uma organização razoável, não configuram atividades ligadas ao Crime Organizado strito senso . Então, partindo-se desta premissa, deveremos entender por Crime Organizado as " grandes empresas do crime", organizações altamente sofisticadas, com utilização de tecnologia de ponta e profissionais qualificados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breves Considerações Sobre o Crime de Tráfico Internacional de Armas de Fogo e uma Crítica ao seu Preceito...
  • O crime organizado transnacional e o tráfico de
  • Crime Transnacional em Bangladesh
  • Resumo
  • O combate dos crimes cibernéticos no Brasil
  • A convenção de palermo e o crime organizado transnacional
  • Dia internacional de combate ao racismo
  • CRIMES INTERNACIONAIS 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!