Comparação entre hobbes e rousseau

Páginas: 9 (2194 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
COMPARAÇÃO ENTRE THOMAS HOBBES E JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Este trabalho consiste em apresentar as ideias de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, considerar como ambos enxergam os conceitos de estado de natureza e natureza humana e propor uma rápida comparação entre eles. Os filósofos possuem visões bastante opostas quanto a esses temas.

Thomas Hobbes (1588-1679)
De acordo com a teoriahobbesiana, o estado de natureza é a liberdade e igualdade totais. O filósofo aponta que não há grandes diferenças entre os homens, de modo que até o mais fraco tem capacidade de matar o mais forte, o que demonstra que as diferenças físicas são praticamente nulas. Espiritualmente, todos têm as mesmas oportunidades de crescimento, já que, à exceção de dons não-naturais (como as ciências, que fazem partede um conhecimento restrito), os demais dons são acessíveis a todos (a experiência, por exemplo, que vem a todos com o tempo). Além disso, cada indivíduo acredita ser o mais sábio ou estar entre os mais sábios, de modo que, como esta sensação de sabedoria é mais ou menos estável entre todos os homens, é uma prova de que a natureza distribuiu igualmente este dom, já que todos são felizes com o quepossuem intelectualmente.
Neste estado de igualdade, também os direitos de todos são iguais. Todos têm direito a tudo, não existe moralidade ou imoralidade, certo ou errado. A cada homem é permitido fazer qualquer coisa que julgue necessário para garantir sua permanência, inclusive dominar ou até mesmo matar outros homens que estejam em seu caminho ou que representem, em seu julgamento, uma ameaçaa essa permanência.
Neste estado, não se desenvolvem atividades que precisam de esforço e tempo, como a indústria ou a agricultura, já que a posse de algo só existe temporariamente, apenas enquanto essa posse pode ser desfrutada e defendida. A qualquer momento, tanto por meio da força física quanto por meio da enganação, outro homem pode tomar sua propriedade e o fruto de seu trabalho, de modoque não vale a pena o esforço para produzir algo que, sabidamente, transformará o executor deste esforço em alvo.
A liberdade total do estado de natureza consiste num estado de medo, em que os homens vivem desconfiados uns dos outros. Hobbes chamará este estado de “guerra de todos contra todos”, já que, para o autor, a guerra não é só o ato de violência em si, mas também o tempo em que há a meradisposição para esta violência. Nesse sentido, como há desconfiança, e mesmo o homem mais forte não tem segurança de que poderá manter domínio sobre outros, a disposição para a violência estará sempre aparente.
Para Hobbes, o estado de natureza prejudica a conservação do homem e a construção de algo duradouro tanto para o indivíduo quanto para a humanidade em geral. É preciso que os homens abrammão de algumas liberdades, e transfiram outras, de modo que um ente superior possa regular as atividades de relações humanas.
Já a natureza humana, segundo ele, consiste em buscar a permanência, a conservação, o conforto. O homem é egoísta e vive em medo recíproco, sempre em desconfiança, por causa da liberdade total do estado de natureza. Os homens temem que sua posse seja tomada por outro; temempor sua própria vida, já que é possível que o outro, se possuir força ou inteligência suficientes, poderá até matá-lo se esse outro julgar que dessa forma estará efetivando sua permanência e se conservando. Assim, os homens subjugam-se previamente, para por antecipação, garantir-se de que não serão subjugados.
A lei natural, diz que, para buscar a conservação, é preciso buscar a paz, o quesignifica acabar com o estado de natureza, ou estado de guerra. Para isso é que existirá a política. Esta, portanto, não é parte da natureza humana. É uma necessidade que busca a permanência do indivíduo, já que, para isso, todos abrem mão de alguns direitos. Segundo o autor, existem duas formas de se abrir mão de um direito: a renúncia e a transferência. A renúncia se dá quando o indivíduo manifesta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contrato Social e Comparação Entre Hobbes, Locke e Rousseau
  • Hobbes e rousseau
  • Rousseau e Hobbes
  • HOBBES E ROUSSEAU
  • Hobbes e Rousseau
  • Hobbes e rousseau
  • Apresente a diferença entre Hobbes e Rousseau
  • HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!