Comparação entre as posturas epistemológicas do positivismo lógico, popper e kuhn

Páginas: 4 (786 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Introdução
O positivismo lógico baseia-se na indução, na observação, na acumulação de evidências e na criação de uma teoria final. Karl Popper e Thomas Kuhn eram positivistas, mas criaram uma linhade pensamento divergente em alguns pontos sobre essa postura epistemológica.

O racionalismo crítico de Karl Popper
Karl Raimund Popper nasceu em 1902 em Viena, Áustria. Graduou-se em filosofia naUniversidade de Viena. Em 1937 migrou para a Nova Zelândia onde lecionou filosofia na Universidade de Canterbury. Em 1946 mudou-se para a Inglaterra e trabalhou como assistente de lógica e de métodocientífico na escola de economia de Londres onde também lecionou posteriormente. Em 1965 foi nomeado cavaleiro da Rainha Isabel II e eleito para a Royal Society em 1976. Morreu em 1982.
Através doracionalismo crítico, Karl Popper argumenta que não há como provar que uma teoria é verdadeira. Seu método consiste em elaborar hipóteses e submetê-las a testes de falseabilidade verificando a suaresistência a eles. Quando uma teoria passa por um teste isso não quer dizer que ela foi confirmada, e sim que ela foi corroborada. Popper defende a comparação entre teorias para avaliar qual é melhor,discordando assim da incomensurabilidade de Kuhn. Mesmo que uma teoria passe por diversos testes, isso não garante a sua total veracidade.
Mesmo que a corroboração contribua com a confirmação de umateoria, a refutação é o melhor método para conseguir avanços na ciência. Ela da margem a possíveis descobertas, fazendo com que haja progresso nos estudos de alguns cientistas.
O método indutivo usadopelos positivistas representa um grande problema na perspectiva de Popper, pois segundo ele, por mais que um fato se repita inúmeras vezes isso não garante a sua veracidade. Pode chegar um dia em queocorra uma exceção, que seja observado um fato distinto dos fatos observados anteriormente e que refute toda a teoria. Além disso, o método utilizado para chegar a leis universais através de leis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre positivismo lógico, popper e kuhn
  • Kuhn contra popper
  • Karl Popper e Thomas Kuhn
  • Popper X Kuhn
  • Positivismo lógico
  • kuhn e Popper: analise comparativa
  • Karl Popper e Thomas Kuhn
  • Thomas Kuhn e Karl Popper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!