Comparação entre Adm científica e Teoria clássica

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2013
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO




COMPARAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E TEORIA CLÁSSICA













ALUNO: RODRIGO DA SILVA SANTOS ID.: 209190
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
PROF.: LUCIANA QUEVEDO

Até o momento estudamos dos modelos de administração, a administração científica e a teoria clássica da administração, o objetivo desse documento écomparar esses dois modelos destacando suas particularidades.
Primeiro vamos falar da administração científica que é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, que é considerado o pai da Administração Científica.
Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam dasrelações entre os operários, ele defendia a tese de que o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer.
Ele destacou quatro princípios fundamentais da administração científica que são:
1- Princípio do planejamento, que consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.
2- Princípio dapreparação dos trabalhadores, esse consiste em selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.
3- Princípio do controle, que visa controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o métodoestabelecido e segundo o plano de produção.
4- Princípio da execução, que consiste em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.
Taylor iniciou um estudo para avaliar sua teoria, começou observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dandoênfase na tarefa.
Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operacional da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas, visto que elas não buscavam qualificar os operários, já que, segundo Taylor elas ainda não tinham percebido a importância disto. Desta forma Taylor criou a sua metodologia depesquisa e de trabalho para aprimorar seus operários. Esta nova metodologia ficou conhecida como estudo de "tempos e movimentos".
Os primeiros estudos desenvolvidos por Taylor foram relacionados aos seguintes pontos em destaque: desenvolvimento de pessoal e seus resultados, planejamento a atuação dos processos, a produtividade e à participação dos recursos humanos, o controle das atividadesdesenvolvidas e às normas procedimentais. Além disso, ele ainda destacou em seus estudos a organização racional do trabalho, estudo da fadiga humana, divisão do trabalho e especialização do operário, incentivos salariais e prêmios por produtividade, condições de trabalho, padronização, supervisão funcional e o fator homem econômico.
Podemos dizer que Taylor sabia o que esperar de cada ponto mencionado,por exemplo, Taylor acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seumáximo desenvolvimento.
Com relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
Ainda confiava que as condições de trabalho interferem na produtividade, dizia que o conforto do operário e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria classica x adm cientifica
  • teoria cientifica e teoria classica
  • teoria científica e teoria clássica
  • Teoria científica e teoria clássica
  • TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA
  • teoria clássica e científica
  • Teorias da administração classica e cientifica
  • Administração cientifica e teoria clássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!