Comparação de programas de simulação de circuitos digitais e instalação em diferentes s.o.

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Comparação de programas de simulação de circuitos digitais e instalação em diferentes S.O.
Área: Eletrônica Digital Aluno: Carlos Piffer Veríssimo Junior Prof: Carmen Maria Costa de Carvalho Departamento de Engenharia de Telecomunicações – Técnicas Digitais I

Classificação Código do Relato: TET002 ( ) desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas para melhoria da aprendizagem; ( )pesquisa bibliográfica para integração de conteúdos inovadores ao ensino da disciplina; ( ) desenvolvimento de procedimento metodológico para implementação em sala de aula; ( ) aplicação de procedimento metodológico em sala de aula; (x) desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos auxiliares ou complementares à sala de aula formal. ( ) outros_________________(indicar).

Este trabalho consiste dedois objetivos: 1º - fazer uma análise comparativa de softwares utilizados no desenho e simulação de circuitos digitais e 2º - abordar detalhes relativos à instalação destes softwares em diferentes sistemas operacionais. Será feita uma análise de cada software utilizado, abordando o uso de seus recursos e ferramentas no desenho de circuitos e seu funcionamento na simulação digital, procedendo comconstrução e simulação de um circuito padrão a ser utilizado como exemplo. Será realizada uma demonstração no laboratório de eletrônica possibilitando aos alunos experimentar praticamente a utilização dos programas utilizados. Visto que atualmente há um crescente número de usuários que optam por utilizar sistemas operacionais não-Windows®, mais

especificamente o Linux, será feita uma pesquisavisando descobrir, se possível, como rodar diferentes softwares em diferentes plataformas. Será analisada sua portabilidade para sistemas operacionais diferentes de seu ambiente nativo, utilizando emuladores ou interpretadores para que seja possível sua utilização. Serão abordados os meios e métodos para que possa ser feita sua adequada instalação e funcionamento. Ao final da pesquisa, será feito umrelatório que poderá possivelmente ser utilizado por alunos que, futuramente, possam ter problemas com alguns dos programas utilizados na simulação de circuitos digitais ou que usem diferentes sistemas operacionais.

Visando cumprir os objetivos deste projeto foram estabelecidos as metas: • Fazer rodar em ambiente Linux os aplicativos Circuit Maker e MaxPlus II ambos nativos do ambientewindows. • Fazer rodar em ambiente Windows o aplicativo TkGate nativo do ambiente Linux. O Ubuntu foi a distribuição do Linux escolhida para os testes. 1.0 - Sobre os aplicativos: Circuit Maker – É o programa de simulação utilizado na disciplina Técnicas Digitais I, utilizado na versão student que é livre para o uso acadêmico. MaxPlus II – Programa de simulação digital da Altera® utilizado na diciplinaTécnicas Digitais II, também livre para utilização acadêmica sendo necessário cadastro no site do fornecedor.(www.altera.com) TkGate – Programa de simulação digital distribuído sob a Gnu Public Licence usado na disciplina Microprocessadores. 2.0 - Rodando aplicativos Windows no Linux: Existem várias maneira de se rodar um aplicativoWindows no Linux, para o intuito deste trabalho foi escolhido oWINE (acrônimo de “WINE Is Not an Emulator”), por ser um programa de fácil uso, acesso e de distribuição livre. Pode ser encontrado em www.winehq.org . 2.1 - Sobre o Wine: O Wine atua como uma camada de tradução sobre o qual programas nativos do Windows rodam em ambiente Linux como se fossem nativos, executando, em tese, sem penalidades de desempenho, utilizando para tanto implementação dasbibliotecas do Windows. As funções executadas pelos programa Win são traduzidas para instruções equivalentes no Linux. O projeto começou em 1993 como uma maneira de rodar programas do Windows 3.1 em Linux sendo posteriormente adicionada portabilidade para outros sistemas Unix assim como suporte para aplicações Win32.
O Wine é capaz rodar uma grande e crescente variedade de aplicativos, sendo em vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender a utilizar o programa para simulação de circuitos qucs.
  • Simulação de circuitos
  • Comparação entre s.o
  • CIRCUITOS DIGITAIS
  • circuitos digitais
  • Circuitos digitais
  • Circuitos digitais
  • circuitos digitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!