COMPARAÇÃO DA PRÁTICA DE FUTEBOL ENTRE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR

Páginas: 29 (7115 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014


UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA











Camila Caleja Miguel
Gianne Leão Garcia




COMPARAÇÃO DA PRÁTICA DE FUTEBOL ENTRE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR














PIRACICABA
20091 INTRODUÇÃO



O futebol é um dos esportes mais praticados em nosso país, por crianças, adultos, homens e mulheres.
“O futebol faz parte da vida desse país. Integra a memória coletiva, está presente no cotidiano da enorme maioria da população. Impossível pensar em futebol sem associá-lo de imediato ao Brasil” (WEFFORT,1998 apud SOUZA, 1.998. p.11).”
O Brasil é rotuladoe conhecido como o país do futebol, isso se dá pelo grande desempenho do futebol masculino. Portanto, o que nos chama a atenção e queremos focalizar nesse estudo é o futebol feminino, por se tratar de um esporte bastante praticado em vários países e, também pelo fato de estar obtendo grande status na Europa. O esporte existe, porém não é de total conhecimento das pessoas e algumas vezes deixa deser citado na história do futebol brasileiro.
“No Brasil em 1.913, foi disputado o primeiro jogo de futebol feminino entre times de bairros da Cantareira e do Tremembé, em São Paulo (WITTER, 1990 apud FRANZINI, 2005, p. 3).”
A primeira referência historiográfica do futebol feminino surgiu por volta do ano de 1940, num jogo disputado por jovens paulistas e cariocas no Pacaembu, disputado entreSão Paulo F. C. e América F. C., desde então houve campeonatos, formação de times, preconceito, intervenção do Conselho Nacional do Desporto e da sociedade, e mesmo com todos esses obstáculos o futebol continua presente até os dias de hoje (FRANZINI, 2005).
O interesse no estudo se justifica pessoalmente pelo futebol feminino fazer parte de nossas vidas inicialmente na escola, nas aulas deeducação física na adolescência com a disputa de jogos inter-classes e entre clubes da cidade de Piracicaba, estando presente até os dias de hoje com a escolha do curso de Educação Física para nossa formação universitária.
Por sermos estudantes do Curso de Educação Física, futuramente como professoras desta disciplina, buscamos através do presente trabalho de conclusão de curso, informações paraampliarmos nossos conhecimentos sobre este assunto, promovendo diferencial em nossa vida profissional e na aprendizagem de nossos futuros alunos.
Com a elaboração deste trabalho de conclusão de curso buscando referencias bibliográficas notamos poucas fontes para pesquisa, ou seja, poucos estudos realizados sobre este tema. Portanto através deste procuramos contribuir com mais um estudo sobre o tema emquestão, ampliando assim a possibilidade de outras pessoas interessadas no futebol feminino obterem mais informações acadêmicas.
Mediante as pesquisas bibliográficas e estudos realizados até o momento, nos desperta curiosidade a tal questão: Qual a diferença entre a prática do futebol/futsal feminino por alunas do ensino fundamental em uma escola pública e uma escola particular?
De fato o futebolfeminino está presente na sociedade há várias décadas e através de estudos relacionados à este desporto faz com que o objetivo deste trabalho seja possibilitar informações sobre a diferença da prática vivenciada pelas alunas da escola pública e particular sobre o futebol feminino partiremos do ponto onde estudaremos a origem do futebol no mundo até chegar ao nosso país, a história do futebolfeminino no Brasil e aplicaremos uma pesquisa de campo para analisarmos, chegando a tal conclusão para que possa ser possível suprir nossa curiosidade à questão apresentada anteriormente.





2 OBJETIVO

Comparar a prática de futebol ou futsal entre alunas do ensino fundamental de uma escola pública e particular.
3 REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Origem do Futebol

Desde a existência do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICA E...
  • Diferença de ensino entre escolas públicas e particulares
  • “Contribuições para a prática do ensino da arte no nivel fundamental nas escolas públicas de teresina”
  • Indisciplina escolar um estudo comparado da percepção da direção e dos docentes de uma escola...
  • INCLUSÃO SOCIAL EM ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • INDISCIPLINA NA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • Pesquisa de Futebol em escola particular
  • Percepção dos alunos do ensino médio em escolas públicas e particulares em relação ao ensino de biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!