Companhia brasileira de confecções (cbc)

Páginas: 7 (1742 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2010
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Autor
Matrícula

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro,
18 de setembro de 2010.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 76. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Em 1974, Claudio Barros, ex-gerente de uma das lojas de moda mais conceituadas da época, e Marcel, imigrante francês que possuía extensa experiência da indústria parisiense de confecções, deram início a uma pequena oficina de confecções. Com ashabilidades de ambos, Claudio a Nível Institucional e Marcel a Nível Operacional, a pequena oficina se tornou uma sociedade anônima a Companhia Brasileira de Confecções (CBC), em 1978.

De um modo geral, “Negócio é o entendimento do principal benefício esperado pelo cliente”, o negócio da CBC é atingir as necessidades/desejos dos seus clientes, oferecendo conforto, durabilidade, modernidade, afinalum de seus criadores conhece técnicas de costura e modelagens vindas do exterior. O produto que a CBC oferece são roupas, mas a grande diferença é por não ser simplesmente uma roupa e sim, vestimentas com um processo de fabricação mais atualizado, já que a empresa adquiria novas máquinas, adaptava outras, estudando processos e operações, que baixaram os custos e aumentaram a capacidade deprodução.

O mercado da CBC é atender a moda a nível nacional e seus clientes, por ter grande reputação junto a fornecedores e estabelecimentos de crédito, são lojistas e consumidores juvenis.

A missão de uma empresa é a sua razão de ser, de existir. A razão de existência da CBC é oferecer excelência e inovação em produtos de confecção e proporcionar bem estar a seus clientes.

2. O SISTEMAORGANIZACIONAL DA CBC

Planejamento é o processo de desenvolver a estratégia e a relação pretendida da
organização com seu mercado consumidor. Assim ele deve envolver todos os membros
da organização a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e suas
atuações diante do que foi planejado e assim atingir o sucesso operacional.

Claudio, como Diretor Presidente da empresa, era o líderinconteste, se preocupava com o bom desenvolvimento empresarial e fazia o planejamento necessário para isso. Era uma organização linear, onde somente ele era responsável, devido a sua autoconfiança, pela tomada de decisões e aos outros cabia executá-las. O que gerou o insucesso da empresa na sua ausência já que ninguém mais se preocupava com o Planejamento Estratégico, fazendo que as outrasformas de Planejamento (Tático e Operacional) também deixassem de funcionar, tendo em vista que todos os Planejamentos são subordinados ao Planejamento Estratégico.

A preocupação de um planejamento futuro nunca existiu, o presente exigia dedicação total, o futuro acenava com mais programas de expansão. Após a saída de Claudio, a CBC perdeu o Planejamento Estratégico que possuía, pois Marcel (quefazia o Planejamento Operacional) saiu de sua função e se tornou Diretor Presidente.

Objetivos e as metas da empresa eram verificados a cada quadrimestre, em uma dessas verificações pôde ser notado que mesmo que seus balanços sempre acusassem lucros, praticamente todo o faturamento da empresa era descontado em bancos. As vendas do último verão estiveram muito abaixo das previsões do Diretor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso cbc
  • Caso cbc – companhia brasileira de confecções
  • Caso cbc – companhia brasileira de confecções
  • Estudo de caso
  • Caso companhia brasileira de confecções
  • Cbc
  • Caso da companhia brasileira de confecção – cbc
  • Cbc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!