Compactar e clonar VDIs m quinas virtuais

296 palavras 2 páginas
Compactando uma Imagem de Desktop Virtual do VirtualBox

Uma Imagem de Desktop Virtual (VDI) é o nome do formato padrão de armazenamentopara os recipientes do VirtualBox. São os discos virtuais onde estão contidas as máquinas virtuais. Basicamente é um arquivo imenso que equivale a uma unidade dearmazenamento inteira, por exemplo um disco rígido.
Uma VDI pode ser dinamicamente expansível, isto é, seu tamanho cresce de acordo como espaço ocupado pelo sistema virtualizado em seu interior. Entretanto quando é liberado algum espaço dentro do sistema virtualizado, ao apagar um arquivo porexemplo, o tamanho do arquivo VDI não decresce.
Algumas ferramentas de virtualização, possuem na interface gráfica o comando paracompactar os discos virtuais, no VirtualBox temos que recorrer à linha de comando. Para fazer isso primeiro encerre a execução da máquina virtual e após, execute e num terminal o comando exemplificado abaixo:

VBoxManage modifyhd sua_imagem.vdi compact

Para a compactação ser eficiente é necessário zerar o espaço livre da unidade dedisco virtual. Então antes de tudo faça isso dentro da máquina virtual. Windows = SDelete Linux = shred do pacote coreutils Isto é necessário porque a compactação é justamente essa eliminação dos espaçosvazios no arquivo VDI. Diferentemente dos algoritmos de compactação como zip e rar,que agem nos próprios dados.

Duplicar máquina Virtual Prompt do DOS (Esse comando não está na interface gráfica) Windows = vboxmanage clonevdi old.vdi new.vdi No Windows também é clonehd, mas ainda assim funcionou com o clonevdi. Linux = VBoxManage clonehd hdorigem.vdi hddestino.vdi Compactando o VDI Na pasta onde foi instalada o virtual box VBoxManage modifyhd sua_imagem.vdi compact

D: cd "PC_Programas\VirtualBox" VBoxManage modifyhd "E:\Windows XP\winxp.vdi" compact

Clonando o VDI
VBoxManage clonehd

Relacionados