Comp. Orgzl 5

1086 palavras 5 páginas
Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

No dia 20 de dezembro de 1995 o vôo 965 da American Airlines aproximava-se do aeroporto de Cali, na Colômbia. O comandante esperava ouvir as expressões “cleared as filed” (que significa “siga o plano de vôo traçado antes da decolagem”) ou “cleared direct” (“siga de onde você está direto para Cali”, em uma rota um pouco diferente daquela do plano de vôo). Os pilotos infelizmente não ouviram nem uma frase nem outra. O controlador pretendia dizer a primeira expressão, mas acabou dizendo “cleared to Cali”. O comandante interpretou esta frase como “cleared direct” e quando chamou a torre para a confirmação, o controlador disse “AFIRMATIVO”. Ambos estavam enganados. O avião caiu matando 160 pessoas.

Este trágico exemplo nos mostra que houve:
Resposta Selecionada:
Corretad.

ruído na comunicação
Resposta Correta:
Corretad.

ruído na comunicação
Feedback da resposta:

Alternativa E, pois o ruído na comunicação ocorre quando a mensagem emitida é mal-interpretada pela pessoa que a recebe e tal problema pode ocorrer devido a interferências ambientais ou em função das condições psicológicas do receptor (como por exemplo as informações diferentes que as pessoas recebem a respeito de um mesmo assunto, suas experiências anteriores e o próprio estado emocional do indivíduo que está emitindo ou recebendo a comunicação). O ruído na comunicação traz graves problemas, pois reduz a clareza, transparência e fluidez do ato comunicacional.
Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Nas empresas, um dos recursos utilizados para tentar influenciar os funcionários de maneira disfarçada é através da distorção dos fatos para torná-los atraente, ou sonegando-se informações indesejáveis e, portanto, criando-se falsas realidades, utilizando-se assim rumores justamente para estimular a aceitação das mudanças. Outra estratégia é tentar seduzir os líderes de grupos de resistência, oferecendo a eles papéis-chave nas decisões sobre as mudanças.

Relacionados